A série número 1 no Top 10 da Netflix hoje é Caleidoscópio, que apresenta uma nova experiência para os usuários da plataforma de streaming, oferecendo a possibilidade de assistir à série em qualquer ordem desejada.

Caleidoscópio é a nova série antológica da Netflix, que chegou ao streaming no primeiro dia do ano de 2023. A produção tem oito episódios inspirados livremente em eventos da vira real, em que US$ 70 bilhões em títulos desapareceram no centro de Manhattan durante o furacão Sandy. Caleidoscópio cobre os 24 anos antes do roubo até 6 meses depois.

A série é estrelada por Giancarlo Esposito como o mentor Leo Pap ao lado de Paz Vega, Rufus Sewell, Tati Gabrielle, Peter Mark Kendall, Rosaline Elbay, Jai Courtney e Niousha Noor. Caleidoscópio tem uma longa sinopse que explica bem o formato da série. Confira:

“A trama de Caleidoscópio se desenvolve ao longo de 25 anos em uma antologia inovadora que acompanha um excepcional grupo de ladrões e sua tentativa de realizar um ousado roubo. Mas, para conseguir colocar as mãos no dinheiro, eles precisarão enganar uma forte equipe de segurança corporativa e a polícia. Cada episódio revela uma peça e aos poucos o público vai montando um complicado quebra-cabeças para entender os acontecimentos. Caleidoscópio é inspirada na história real sobre os 70 bilhões de dólares em títulos que desapareceram de Manhattan durante o furacão Sandy. Em oito episódios, a série mostra eventos que começam 24 anos antes e terminam seis meses depois do roubo. Esta envolvente antologia sobre um crime cria intrigas e constrói o suspense de forma incomparável por meio de uma narrativa não linear. Assim, não existe uma sequência lógica e cada assinante da Netflix pode ter sua própria experiência imersiva. Os episódios têm nomes de cores diferentes até chegar ao desfecho que culmina com o épico ‘Branco’. E o mais interessante é que a ordem escolhida pelos espectadores afetará o ponto de vista sobre a história, os personagens e as questões que envolvem o roubo. Cada pessoa vai poder vivenciar Caleidoscópio à sua maneira.”

Como dito acima, Caleidoscópio tem uma narrativa não linear, com a ordem escolhida afetando o ponto de vista de cada um sobre a história. A produção aparenta seguir os passos do filme interativo lançado em 2018 Black Mirror: Bandersnatch, em que cada usuário pode escolher um caminho a percorrer, incluindo diversas narrativas e finais.

Com Caleidoscópio, a Netflix encoraja sua audiência a assistir aos sete primeiros episódios em qualquer ordem desejada, antes de encerrar sempre pelo episódio final, chamado Branco, em que o assalto em si é exibido.

A Netflix não recomenda nenhuma ordem específica para assistir a Caleidoscópio, e até mesmo a ordem com que eles aparecem para cada usuário na plataforma da Netflix é variada, com cada um podendo escolher o caminho que quiser para assistir à série.

No entanto, a Netflix revelou a ordem cronológica dos acontecimentos, que não se trata de uma ordem recomendada, afinal o episódio Branco, que deve ser visto por último, está no meio, sendo que deve ser assistido por último.

Em conversas com o New York Post, o criador de Caleidoscópio Eric Garcia explicou que apesar de a série ter sido pensada de outro jeito, não se importa se for vista fora da ordem desejada, com o episódio Branco por último: “Sinto que podemos confiar no público hoje em dia. Há tanta coisa na TV e acho que as pessoas querem algo diferente. Algumas pessoas disseram: ‘Vou descobrir a ordem e observá-la cronologicamente.’ Tudo bem, não tenho problemas com isso. No que me diz respeito, não existe ordem perfeita.”

Caleidoscópio está disponível na Netflix.