A Withings é uma empresa conhecida por produtos voltados para a saúde, e é por isso que o novo lançamento da marca pode parecer estranho em um primeiro momento: a empresa está com um sensor inteligente para vasos sanitários na CES 2023, um gadget que consegue fazer um teste da urina do usuário.
Sim, é isso mesmo. A U-Scan é um pequeno dispositivo para ser acoplado ao vaso sanitário que conta com sensores para realização de exames de urina. Assim, ela consegue monitorar características do xixi e identificar quando alguma coisa está errada, sem que o usuário precisa urinar em um pote ou qualquer coisa do tipo para levar em um laboratório especializado.
A U-Scan consiste em duas partes: o leitor e um cartucho removível. O leitor é a parte onde o usuário precisa urinar, e, dentro dele, está o cartucho com sensores termais para diferenciar urina de água sanitária, assim como sensores de baixa energia para identificar quem está fazendo xixi. O leitor é individual: se não for o usuário cadastrado que estiver usando o vaso, ele não fará a análise da urina. Cada pessoa de uma família precisaria ter um leitor próprio para que todos possam aproveitar os benefícios do gadget.
As informações coletadas pela U-Scan são enviadas pelo leitor para um aplicativo da Withings para smartphones. A análise é feita a partir de uma pequena amostra da urina que é coletada quando o usuário urina diretamente no leitor. Os cartuchos são capazes de realizar cerca de 100 testes e, quando precisarem ser substituídos, não é preciso se preocupar em sujar a mão: o aparelho acompanha um par de luvas e um agente de limpeza.
Testes de urina inicialmente serão voltados para reprodução e nutrição
Inicialmente, a Withings vai focar em dois usos específicos para o U-Scan: saúde reprodutiva e nutrição. O primeiro é voltado para mulheres, sendo capaz de identificar características do ciclo menstrual para estimar quando a usuário entrará no período fértil, por exemplo.
Já a parte nutricional mede o pH, a hidratação e níveis de vitamina C para monitorar a saúde metabólica do usuário, e a Withings diz que a análise de vitamina C pode ajudar pessoas a melhorarem a absorção de ferro.
Os resultados então são enviados para o aplicativo da Withings para smartphones. É bom lembrar que eles não são um indicativo definitivo do estado de saúde, e é fundamental que qualquer anomalia detectada seja relatada para um médico especialista.
No momento, a Withings aguarda aprovação da FDA, órgão regulador dos EUA, para começar a vender o dispositivo – e isso pode demorar tanto alguns meses quanto alguns anos. Na Europa, já aprovado, o dispositivo será lançado no segundo trimestre de 2023 custando 500 euros (cerca de R$ 2.900 em conversão direta) incluindo os cartuchos reprodutivo e de nutrição.
Via The Verge
Fonte: Olhar Digital
Comentários