Quem leu o livro Fogo & Sangue, que serve como base para a série House of the Dragon, vai entender a seguinte frase: “Sangue e Queijo” está vindo. Segundo comentários da roteirista Sara Hess, o momento cruel da obra de George R. R. Martin deve acontecer na 2ª temporada da série da HBO.
Vamos explicar a cena em questão em um tópico abaixo, mas até chegar ao tópico “O que é Sangue e Queijo?”, podem ficar despreocupados em relação a spoilers da história em questão. Para os que querem evitar descobrir momentos do futuro de House of the Dragon, basta saber que se trata de uma narrativa extremamente brutal, até mesmo para os padrões de Westeros.
Apelidada de Sangue e Queijo, os eventos são parte de uma trama de vingança dos Pretos contra os Verdes, após a morte do filho de Rhaenyra, Lucerys Velaryon, mostrada no episódio final da primeira temporada da série.
“Nós atualmente estamos escrevendo o episódio final da 2ª temporada”, disse a roteirista Sara Hess à repórter da Variety, quando questionada se Sangue e Queijo já estava no roteiro. “Eu não acho que você ficará desapontada”.
Apesar de a morte de Lucerys estar presente na primeira temporada de House of the Dragon, a série alterou o que no livro foi de propósito para um acidente. Na série, Aemond Targaryen perde controle de sua dragão, Vhagar, o que resultou na morte de Lucerys e seu dragão. Na cena final da temporada, vemos uma Rhaenyra em luto aparentando estar furiosa, o que antecipa sua fúria no futuro da produção.
A primeira temporada completa de House of the Dragon está disponível na HBO Max. Caso não queira spoilers do livro Fogo & Sangue, o texto pode parar aqui para você.
O que é Sangue e Queijo?
Caso você esteja curioso para saber exatamente o que é Sangue e Queijo, a partir daqui apresentaremos spoilers do livro, e consequentemente do futuro de House of the Dragon (apesar de mudanças entre livro e série acontecerem).
Rhaenyra aparece furiosa na cena final da temporada, mas ainda não foi revelado como será a retaliação da rainha pela morte de seu filho. Mas, com a próxima temporada acompanhando Fogo & Sangue, a vingança virá com um evento perturbador organizado por Daemon, marido da Rainha.
A pergunta, na verdade, não deveria ser “o que” é Sangue e Queijo, mas “quem?”. Queijo é um caçador de ratos, que se une a Sangue, um açougueiro a ordens de Mysaria, a Verme Branco, que trabalha para Daemon. Juntos, Sangue e Queijo entram na Fortaleza Vermelha por uma passagem secreta que leva até o quarto de Alicent Hightower.
Ali, eles amarram Alicent e esperam a chegada de sua filha Helaena, casada com o irmão e rei Aegon II. Juntos, eles tiveram três filhos: dois meninos e uma menina. O filho mais novo é Maelor, enquanto o mais velho se chama Jaehaerys, que também é herdeiro ao trono de Aegon II.
Sangue e Queijo estão na Fortaleza Vermelha com um objetivo: “olho por olho, filho por filho”, explica Daemon em uma mensagem ao conselho dos Pretos. “Lucerys será vingado”. Quando Helaena chega à sala com seus filhos, eles a prendem, e Queijo diz a Helaena que ela deve escolher um dos filhos para morrer.
Eventualmente, após diversas ameaças à princesa caso ela não faça uma escolha, ela opta pela morte de seu filho mais jovem Maelor. Mas Sangue não segue a recomendação de Helaena e arranca a cabeça de Jaehaerys, o filho mais velho e herdeiro ao trono. Enquanto Queijo escapa e não é mais visto, Sangue acaba capturado enquanto tenta levar a prova da morte do jovem príncipe a Daemon.
A série já se utilizou do truque narrativo conhecido como foreshadowing para abrir caminho para a trama de Sangue e Queijo. No quarto episódio da primeira temporada de House of the Dragon, Daemon ensina uma passagem secreta a Rhaenyra que leva para fora do castelo, o que pode ter sido uma forma de deixar estabelecido que a passagem existe para o futuro.
Fonte: Olhar Digital
Comentários