A Prefeitura de Dourados emitiu nota na tarde desta quarta-feira (04) garantindo que o problema de lentidão no site não causará prejuízos nas inscrições de pré-matrícula para alunos de Ceims e escolas.
As inscrições começaram hoje de forma online pelo site da Prefeitura Municipal de Dourados. Devido ao grande acesso, houve instabilidade e pais de estudantes têm reclamado não ter realizado a pré-matrícula. Agora a tarde está fora do ar.
“A Prefeitura de Dourados, através da Semed (Secretaria Municipal de Educação), informa que a página para pré-matrícula na Reme (Rede Municipal de Ensino) apresenta instabilidade devido ao grande número de acessos. A equipe técnica já está trabalhando para solucionar o problema. É importante ressaltar que não haverá prejuízos nas inscrições. A pré-matrícula online permanecerá aberta”, informou a prefeitura em nota.
De acordo com o calendário disponibilizado no Edital de Matrícula da Semed (Secretaria Municipal de Educação), o período de inscrições que abriu nesta quarta, foram definidas três datas para a divulgação de designações de acordo com as opções escolhidas. Na pré-matrícula, pais e responsáveis devem escolher três unidades escolares como opções para os alunos e uma delas, de acordo com a disponibilidade de vagas, será designada para matrícula.
A primeira designação acontece no dia 13 de janeiro, sexta-feira, e a confirmação de matrícula nos Centros de Educação Infantil (CEIM) e nas escolas municipais acontece entre os dias 16 e 18. A segunda designação será no dia 20 de janeiro e a confirmação de matrícula entre os dias 23 e 25. A terceira e última designação acontece no dia 27 de janeiro e o período de matrícula acontece entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro.
Em 2023, o ano letivo começa no dia 6 de fevereiro. Na primeira semana o cronograma na Secretaria de Educação prevê encontros de formação para os professores da Rede Municipal. As aulas começam efetivamente no dia 13, segunda-feira.
Orientações
No preenchimento da pré-matrícula, a escolha das três opções de escolas municipais ou de CEIM devem ser feitas de acordo com a preferência dos pais e responsáveis e a designação é feita pelo sistema, seguindo a disponibilidade de vagas. “Muito importante que na hora da pré-matrícula, os pais prestem atenção neste item e não preencham as três opções aleatoriamente. Escolham quais escolas seriam as mais adequadas para os seus filhos de acordo com a proximidade. O sistema vai seguir essas escolhas para apontar a unidade designada”, explica a secretária de Educação, Ana Paula Benitez Fernandes.
De acordo com ela, as informações inseridas no sistema são de responsabilidade dos pais. “São com esses dados que o sistema distribui as vagas nas escolas e CEIM´s de Dourados, por isso orientamos a não escolherem escolas longe uma das outras, já que o sistema não detecta essas inconsistências e opera de acordo com as opções preenchidas. Se as opções forem uma em cada bairro, a vaga vai sair em uma delas”, completa.
A Rede Municipal de Ensino conta com 46 escolas, na zona urbana, zona rural e áreas indígenas, 39 CEIMs (Centro de Educação Infantil Municipal) e nove instituições conveniadas. Ao todo, em 2022 foram atendidos mais de 33 mil alunos.
Fonte: Dourados Agora




Comentários