Aproveitando seu espaço dentro da CES, a Samsung anunciou um hub para ajudar na adoção de produtos para casa conectada dentro de sua própria plataforma: o SmartThings. Com o nome de SmartThings Station, o gadget utiliza um botão físico para automatizar rotinas e é um carregador sem fios que também conversa com outros produtos.

A ideia é a seguinte: você coloca o SmartThings Station em algum local importante e onde pretende deixar o celular carregando, por indução, para utilizar o produto como acionador de tarefas para dispositivos conectados. O acionamento pode ser feito com um botão físico no topo, ou ao iniciar a recarga da bateria.

Leia mais:

SmartThings Station (Imagem: divulgação/Samsung)
SmartThings Station (Imagem: divulgação/Samsung)

Dentro do app para configuração, é possível dizer que um toque no botão faz as cortinas abrirem e apaga as luzes, dois ligam as lâmpadas de fora da casa e iniciam a reprodução de alguma música, enquanto tocar e segurar faz a cortina ser fechada, liga a TV e diminui as luzes. Um último modo é chamado de Night Mode e inicia outra tarefa quando um celular é colocado sobre o produto, para recarregar a bateria.

Carregador sem fios envia 15 watts por indução

A Samsung diz que o SmartThings Station pode conversar com diversos dispositivos da casa, como termostatos, iluminação, interruptores e tomadas. Na parte de energia, é possível configurar para que quando o usuário sair de casa, todos os plugues conectados serão desligados automaticamente.

A parte de carregador sem fios pode enviar até 15 watts de energia, para qualquer dispositivo compatível com este tipo de recarga por indução.

A Samsung não revelou preço e nem data prevista para o lançamento, mas garantiu que ele acontecerá primeiro nos Estados Unidos e Coreia do Sul, em algum momento do mês que vem.

Não existe previsão de lançamento para o Brasil.