A suspensão de diversos perfis tem sido uma realidade bem forte pelo Twitter nas últimas semanas. Depois de vários casos, as contas de alguns jornalistas que cobrem notícias espaciais foram banidas da plataforma – até a decisão ter sido revertida logo depois.
Dois perfis que chegaram a ser suspensos do Twitter são do blog Spaceflight Now e do jornalista Michael Baylor, do site NASASpaceFlight. Aparentemente, outros jornalistas apontaram que a decisão de penalidades ocorreu após a postagem de imagens de foguetes SpaceX.
Além disso, tanto o editor-gerente da NASASpaceFlight, Chris Bergin, quanto o editor do Spaceflight Now, Stephen Clark, indicaram que a publicação dos lançamentos da SpaceX seria a causa para suspensões temporárias de outras contas. Diante disso, Bergin sugeriu que alguns perfis também foram bloqueados por motivos semelhantes.
“Nossa conta foi bloqueada pelo Twitter por violar regras não especificadas durante a cobertura de um lançamento da SpaceX “, twittou Clark. “Desculpe pessoal”, acrescentou.
Após a confusão, Michael Baylor esclareceu que a suspensão aconteceu por tweetar um vídeo da rede neural que ele utiliza para rastrear foguetes em movimento – mas tanto o seu perfil quanto o vídeo retornaram ao Twitter. A conta oficial do Spaceflight Now também não está mais suspensa no momento.
Recentemente, após as primeiras medidas de Elon Musk começarem a ser alvo de avaliações negativas, o Twitter suspendeu vários perfis de jornalistas. Em dezembro, a rede social bloqueou diversos perfis de repórteres do New York Times e do Washington Post. O motivo seria justamente as críticas direcionadas ao CEO da plataforma.
Em meio aos acontecimentos, alguns usuários questionam a falta de transparência de Musk pelo Twitter. Os comentários ocorrem especialmente por se tratar de uma das promessas do comando do empresário, que diz ser um defensor da “liberdade de expressão absoluta”.
Informações via The Byte
Fonte: Olhar Digital
Comentários