Lançada em um foguete Falcon 9, da SpaceX, em agosto do ano passado, a espaçonave Korea Pathfinder Lunar Orbiter (KPLO) entrou na órbita da Lua no fim de dezembro. As primeiras imagens feitas pelo satélite foram divulgadas pelo Instituto de Pesquisa Aeroespacial da Coreia (KARI) no Twitter.
#달 상공에서 #다누리 가 보낸 인증샷📷✨
이 사진은 다누리에 탑재된 고해상도 카메라(LUTI)를 이용해 촬영하였으며, 달 크레이터들과 지구의 모습을 선명하게 확인할 수 있습니다.📷사진 설명
1)12월 24일 달 상공 344km에서 촬영한 사진
2)12월 28일 달 상공 124km에서 촬영한 사진 pic.twitter.com/pBC5Dw5X9M— 한국항공우주연구원 (@kari2030) January 3, 2023
2023년 새해에 다누리가 촬영한 지구와 달
다누리가 2022년 12월 31일과 2023년 1월 1일 계묘년 새해 첫날에 촬영한 지구-달 사진을 보내왔습니다.
다누리는 현재 탑재체들의 성능 확인 및 오차 조정 등 작업을 진행하고 있으며, 2월부터 본격적인 과학 기술 임무를 수행할 예정입니다.#다누리pic.twitter.com/fBF1azldSj— 한국항공우주연구원 (@kari2030) January 3, 2023
Também conhecido como Danuri (uma junção das palavras coreanas para “Lua” e “desfrute”), o orbitador, que circunda a Lua a cada duas horas, captou as imagens acima entre os dias 24 de dezembro e 1º de janeiro, a menos de 120 km de distância da superfície lunar.
Segundo o KARI, as fotos e vídeos serão “usados para selecionar locais potenciais para um pouso na Lua em 2032”.
As capturas feitas entre o Natal e o Réveillon, que mostram a superfície lunar e a Terra ao fundo, são imagens de teste, que fazem parte da etapa de comissionamento da espaçonave em órbita.
Na verdade, a missão científica do orbitador Danuri só começa, efetivamente, no próximo mês, quando ele vai passar a mapear e analisar o terreno lunar e a medir a força magnética e os raios gama.
De acordo com a equipe responsável pelo equipamento, ao transmitir fotos e vídeos para a Terra, ele vai testar a tecnologia experimental da “internet espacial”.
O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, celebrou as conquistas de Danuri como um “momento histórico” no programa espacial do país, que tem planos ambiciosos em relação ao espaço, incluindo pousar uma sonda em Marte até 2045.
Coreia do Sul lança ao espaço primeiro foguete de fabricação própria
No ano passado, a Coreia do Sul lançou seu primeiro foguete de fabricação própria. Batizado de Nuri, o Veículo Coreano de Lançamento Espacial II decolou do Centro Espacial Naro, em Goheung, sudoeste do país, às 4h da manhã (pelo horário de Brasília) de 21 de junho – oito meses depois de uma primeira tentativa frustrada.
Nuri transportou um satélite espião fictício, um satélite de verificação de funcionamento de foguetes e quatro pequenos CubeSats desenvolvidos por universidades locais para pesquisas.
“A ciência e a tecnologia da Coreia do Sul deram um grande passo em frente hoje”, declarou, naquele dia, Lee Jong-ho, ministro de ciência e tecnologia do governo, em entrevista coletiva. “Estabelecemos as bases para o lançamento de nossos próprios satélites quando queremos, não tendo mais que depender dos foguetes e estações de lançamento de outros países”.
Fonte: Olhar Digital
Comentários