A Asus anunciou, nesta quarta-feira (4), o lançamento de um notebook chamado Zenbook 14X OLED que tem acabamento parecido com cerâmica. Além de imitar a cor esperada deste material, a traseira do portátil exibe textura áspera, entrega tela com cores profundas e contraste quase infinito.

Além de um notebook com tela 3D sem necessidade de óculos, a Asus também mostrou na CES outros modelos de portáteis. Um deles é o Zenbook 14X OLED, que chama atenção por escolher acabamento “tipo cerâmica”, como diz a própria fabricante de Taiwan em sua nota de lançamento.

Leia mais:

Zenbook 14X OLED (Imagem: divulgação/Asus)
Zenbook 14X OLED (Imagem: divulgação/Asus)

Além do toque lembrando a cerâmica, a Asus comenta que o material utilizado torna a tampa do notebook mais resistente e leve que o alumínio anodizado. O processo de fabricação é mais ecológico por não necessitar de nenhum metal pesado, nem mesmo ácido forte.

Este Zenbook tem tampa e hardware fortes

Segundo a Asus, a cor bege do notebook utiliza oxidação eletrolítica de plasma para criar a sensação de ter cerâmica na tampa do portátil, com toque áspero parecido com uma rocha. Já por dentro quem escolher o Zenbook 14X OLED encontrará tela de 14,5 polegadas, com atualização de 120 Hz e suporte para HDR.

Zenbook 14X OLED (Imagem: divulgação/Asus)
Zenbook 14X OLED (Imagem: divulgação/Asus)

Por debaixo do capô fica o processador que pode ser configurado até um Intel Core i9 de 13ª geração (13900H), com 32 GB de RAM LPDDR5, 1 TB de SSD em PCIe 4.0 e placa gráfica GeForce RTX 3050. O conjunto é mais do que o suficiente para rodar muito bem o Windows 11, programas pesados e sendo eficiente até mesmo para lidar com jogos mais modernos.

A bateria é de 70 Wh e a Asus escolheu Wi-Fi 6E para o Zenbook 14X OLED conversar com os mais velozes e modernos roteadores presentes no mercado. Para trabalho com cabo, o notebook tem duas portas Thunderbolt 4 e uma HDMI em tamanho padrão.

A Asus não divulgou preço de lançamento e nem mesmo a data para o Zenbook 14X OLED chegar ao mercado, mas prometeu que ele poderá ser comprado em algum momento do segundo trimestre deste ano.