A Qualcomm levou um grupo de jornalistas para o meio do deserto, próximo de Las Vegas, para lançar seu tecnologia de mensagens de emergência via satélite para celulares Android: o Snapdragon Satellite. Disponível para aparelhos com Snapdragon 8 Gen 2, o recurso permitirá o envio até mesmo de texto em situações normais, sem perigo iminente.
Com o iPhone 14 a Apple disponibilizou um serviço de socorro, com ajuda de satélites, para que alguma pessoa perdida possa pedir ajuda mesmo quando não existe qualquer cobertura de sinal de sua operadora. A Qualcomm resolveu seguir o mesmo caminho com o Snapdragon Satellite, demonstrado pela primeira vez durante a CES 2023.
Leia mais:
A ideia é muito parecida com a da Apple, pois exige que a pessoa aponte o celular em um local específico do céu, que precisa estar claramente visível e sem muitas obstruções, para então conseguir conversar com os satélites e assim enviar mensagens de texto – o celular guia a pessoa até o ponto ideal. Elas não são tão completas como uma conversa no WhatsApp ou Telegram, pois contam apenas com palavras e não imagens, voz ou vídeos.
Mensagens via satélite serão curtas
Outra limitação está na quantidade de letras, com cerca de 160 caracteres. É pouco, mas claramente é o suficiente para pedir socorro para alguma pessoa, dando detalhes precisos de onde você está – claro, estes detalhes dependem de sua descrição do local, não da localização do GPS.
O serviço só poderá ser ativado em celulares equipados com o modem X70 da Qualcomm, presente apenas nos dispositivos com o recente Snapdragon 8 Gen 2. Ele faz o trabalho da conversa entre o aparelho e a rede de satélites Iridium. Um ponto importante está na liberdade para cada fabricante decidir como vai usar o recurso, liberando ou não para seus consumidores – e até ampliando com mais parcerias.
No aparelho para demonstração da Qualcomm, o recurso do Snapdragon Satellite estava limitado para envio de mensagens para uma lista pré-determinada de contatos. Outro detalhe importante, ao menos girando em toda tecnologia e não dependendo de uma ou outra fabricante, é que a empresa americana espera que os usuários também utilizem a tecnologia a qualquer momento, não necessariamente em uma emergência.
Com isso você poderá sair de férias para uma ilha paradisíaca e longe de qualquer antena de celular, mas ainda assim manter contato com a família ou pessoas importantes. Pode, quem sabe, lembrar que um convidado para a festa precisa trazer refrigerante e não só água.
Para momentos de emergência, um botão pode ser acionado e então o celular com Snapdragon 8 Gen 2 utilizará outra rede, desta vez em parceria com a Garmin para a tecnologia inReach.
A demonstração aconteceu durante a CES e os primeiros smartphones com Snapdragon 8 Gen 2 já foram lançados, com os principais de marcas gigantes chegando aos poucos até a MWC deste ano, que acontece no fim de fevereiro em Barcelona, na Espanha. Com isso é bem provável que uma Samsung da vida anuncie o Galaxy S23 com acesso aos satélites, ou a Motorola faça isso com um Moto Edge 40, quem sabe a Asus e um novo Zenfone ou ROG Phone.
Via: Qualcomm.
Fonte: Olhar Digital
Comentários