Além de uma TV quase toda sem fios, a LG também mostrou, em sua apresentação na CES deste ano, outra tela chamada LG OLED T. Ela ainda é um conceito, mas deu a entender que a marca coreana terá em breve um televisor capaz de ficar completamente transparente e mostrar o que está atrás dele.

Tela transparente não é exatamente uma novidade, a própria LG vem mostrando este tipo de tecnologia faz algum tempo, sempre voltada para equipar vitrine de lojas e outros usos corporativos. Eu bem me lembro de estar na CES em 2016 e ver um teste da marca coreana, onde uma jóia estava dentro de um vidro enquanto ele exibia informações sobre a peça – e tudo estava plenamente visível.

Leia mais:

LG OLED T (Imagem: divulgação/LG)
LG OLED T (Imagem: divulgação/LG)

Neste ano, durante sua conferência para a imprensa antes da abertura dos portões da CES 2023, a LG deu um gostinho de onde essa tecnologia caminha e exemplificou seu uso em um conceito, o LG OLED T. Ela deixa claro na página de prêmios da feira deste ano que esta não é uma TV, mas sim uma tela.

LG diz que o OLED transparente não é TV, mas parece

De qualquer forma, toda imagem disponibilizada para a conferência, ou mesmo para ilustrar o produto na página do prêmio CES Innovation Awards deste ano, mostra o display em um móvel, com sofá por perto. Eu vejo uma TV, desculpe LG.

Enfim, em área de demonstração dentro da feira, a LG exibiu a OLED T em um cenário onde a tela ficou completamente transparente para que quem estivesse no ambiente pudesse acompanhar a queima de fogos de artifício, acontecendo atrás do vidro da janela.

No telão da apresentação, a mesma OLED T permitia que o ambiente atrás da TV pudesse ser contemplado, onde uma chuva leve caia. Neste momento a tela não ficou 100% transparente, exibindo apenas uma espécie de imagem por cima de partes da cena, mantendo o restante sem o material opaco.

LG OLED T (Imagem: divulgação/LG)
LG OLED T (Imagem: divulgação/LG)

Certamente este tipo de tela, ou TV, pode ter uso bastante importante em lojas para exibir informações específicas de um produto, ou em um museu para a exibição de peças de arte.

Como eu disse no começo deste texto: a LG OLED T é um conceito, um protótipo em estágio ainda distante do final, tanto que a própria marca mostrou as capacidades desta tela com ela de forma virtual em um telão de sua conferência, diferente dos outros modelos já prontos e que desfilaram em um carrinho pelo palco.

Com isso em mente, saiba que a LG OLED T pode nem ser lançada em breve, muito menos neste ou no próximo ano.

Via: Tom’s Guide.