Nem só de produtos físicos vive a CES 2023, pois o Google utilizou seu estande para anunciar o começo da liberação da nova interface para o Android Auto. O software utilizado pelo gigante das buscas passa a exibir duas telas ao mesmo tempo na central multimídia de veículos compatíveis, além de incorporar outras melhorias.

Em uma época do passado recente, as fabricantes de carros criaram sistemas operacionais para seus veículos e a experiência era quase sempre negativa. Os menus não eram rápidos, a interface nada amigável, ao ponto de forçar Google e Apple a criarem uma espécie de espelhamento do celular, mas levando apenas o que o motorista precisa de verdade – todo o processamento acontece no celular, então a lentidão sumiu.

Leia mais:

Nova interface para o Android Auto (Imagem: divulgação/Google)
Nova interface para o Android Auto (Imagem: divulgação/Google)

Aos poucos os dois sistemas foram evoluindo e o Android Auto, solução do Google e presente em todos os celulares com ao menos o Android 8, é o mais recente na lista do banho de loja. A partir de agora a tela inicial poderá ser dividida entre um aplicativo de mapas, controle de mídia e mensagens de texto. Sim, muito semelhante ao Apple CarPlay do iPhone.

Android Auto ganha Google Assistente proativo

Este novo visual foi apresentado durante o Google I/O do ano passado e ela também insere uma barra de progresso para a música em reprodução. A interface do Google Maps também foi alterada, agora com informações importantes mais próximas do motorista, independente do formato da tela.

A tela dividida também pode ser adaptada livremente para qualquer formato de central multimídia que a fabricante escolheu para seu veículo. Outras partes foram alteradas, como o Google Assistente com sugestões para chamadas perdidas, compartilhamento de rota com mais pessoas e até a reprodução de podcasts preferidos.

Para quem tem um celular Pixel ou da Samsung, a lista de novidades inclui chamadas de voz pelo WhatsApp sendo originadas dentro do próprio Android Auto.

A atualização da interface do Android Auto será entregue aos poucos para todos os usuários de aparelhos Android, mas a parte do WhatsApp deve demorar um pouco mais para chegar aos poucos sortudos.