A Sony anunciou um novo controle bastante diferente para o PlayStation 5: o Project Leonardo é um kit que promete ajudar pessoas com deficiências que dificultem o uso de um DualSense convencional. O controle acessível, apresentado durante a CES 2023, também é altamente customizável para garantir flexibilidade aos jogadores.

O controle em si conta com uma base circular rodeada por botões que substituem os do DualSense, realizando as funções que os direcionais, alavancas analógicas, gatilhos e também os botões frontais do controle fazem durante os jogos. Ele pode ser usado em uma superfície plana ou montado em um tripé – não é preciso segurá-lo.

O Project Leonardo pode ser usado independentemente ou em conjunto com o DualSense – a Sony diz que o PlayStation 5 consegue identificar até dois Project Leonardo e um DualSense como um único controle, ou seja, usado por apenas um jogador. Assim, os jogadores podem receber auxílio de outra pessoa durante as sessões de jogos, se for necessário.

“Nossa equipe testou dezenas de designs com especialistas em acessibilidade, buscando abordagens que ajudariam a solucionar desafios fundamentais de um uso efetivo do controle. Nós decidimos por um design de ‘controle separado’ que permite reposicionamento quase livre das alavancas e pode ser usado sem a necessidade de ser segurado”, explicou So Morimoto, designer da Sony, em um post no blog oficial da marca PlayStation.

Project Leonardo, o controle acessível do PS5. Imagem: Divulgação/Sony
Project Leonardo, o controle acessível do PS5. Imagem: Divulgação/Sony

O Project Leonardo também pode ser visto como uma resposta ao controle adaptativo do Xbox, lançado pela Microsoft em 2018 com o mesmo objetivo – auxiliar pessoas com algum tipo de deficiência a aproveitarem os mesmos games daqueles que não têm nenhum tipo de limitação motora. A abordagem de design é diferente, mas ambos acabam cumprindo a mesma função.

Ainda não há previsão de lançamento e nem preço para o Project Leonardo.

Via PlayStation Blog