No final de 2022, golpistas invadiram a conta de um vendedor do MercadoLivre e causaram prejuízo de R$ 300 mil. O golpe aconteceu com um anúncio falso de Playstation 5 na plataforma.

De acordo com o relato no Twitter de uma parente das vítimas, o golpe começou com o pedido de transferência do número de chip da Vivo para outro chip. Com isso os criminosos invadiram os e-mails, aplicativos de banco e a conta do MercadoLivre.

A vítima só se deu conta do roubo quando percebeu que uma quantia em dinheiro tinha sido sacada de sua conta pela plataforma de vendas. Após isso ele entrou em contato com o MercadoLivre informando que não havia feito aquelas movimentações.

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(Imagem: Twitter)

Para realizar a transferência do e-mail que havia sido hackeado para um novo e-mail, a vítima precisou tirar uma foto segurando um documento, frente e verso, como procedimento de segurança para realizar a alteração. O documento escolhido foi a CNH.

Após a análise, o MercadoLivre enviou a conversa por e-mail para o vendedor, incluindo sua foto segurando o documento. Porém, uma cópia dessa conversa foi enviada ao e-mail antigo da vítima, que havia sido hackeado. Com isso, os hackers tiveram acesso ao documento do usuário e conseguiram invadir o novo e-mail dele.

Usando o novo e-mail os golpistas passaram a anunciar o console Playstation 5 no MercadoLivre por “apenas” R$ 2.500, um valor muito inferior ao original.

Conforme relata a reportagem do UOL, que conversou com as vítimas, a primeira venda aconteceu no dia 30. “Ficaram vendendo na madrugada toda, até 14h do dia 31”, conta a esposa do vendedor.

Os golpistas faturaram R$ 300 mil com as vendas de console e conseguiram sacar o valor transferindo para quinze contas com nomes diferentes. A vítima relata que informou ao MercadoLivre sobre a fraude e os valores foram estornados aos compradores, porém ele ficou com a dívida.

A reportagem procurou a Vivo – que permitiu a alteração de chip do número da vítima e o MercadoLivre, que informaram que vão adotar procedimentos de apuração sobre o caso.

“A Vivo informa que preza pela relação de transparência junto a seus clientes e irá instaurar processo administrativo para apurar o ocorrido. A empresa ressalta que investe de forma recorrente, em conformidade com a legislação vigente, em diversas tecnologias de segurança e prevenção a fraudes para proteção de seus clientes”, disse a operadora.

“O Mercado Livre informa que, assim que acionado pelo usuário, tomou conhecimento de que ele teve o celular roubado e que os dados da conta foram acessados, iniciando rigorosa apuração sobre o caso. Após indícios de fraude cometida por terceiros, a empresa atua para apoiar o usuário nesta tratativa, permitindo que seja liberada novamente a conta que foi bloqueada por segurança. Em respeito ao sigilo devido, essa tratativa será conduzida diretamente com o usuário, com quem a empresa mantém contato desde o início”.