Gunnar Wiedenfels, diretor financeiro da Warner Bros. Discovery, disse que outros streamings seguirão o HBO Max ao cortar seu conteúdo após anos de gastos excessivos em novos programas e filmes.
De acordo com o The Hollywood Reporter, Wiedenfels chamou as recentes baixas e cancelamentos de “reflexo de indústria que exagerou, que entrou em frenesi de gastos”, enquanto falava em conferência. Ele disse que a empresa “retificou muito dessa exuberância de conteúdo, como eu chamaria. Houve muito pensamento sobre, você sabe, vamos fazer mais, mais e mais, não necessariamente ‘vamos fazer exatamente as coisas certas, vamos fazer o que funciona’.”
Serviços de streaming e gastos excessivos
“Estamos saindo de período irracional de gastos excessivos com foco muito limitado no retorno do investimento”, disse Wiedenfels, prometendo que a empresa “acabou com isso” e prevendo que “outros terão que fazer alguns ajustes que francamente temos atrás de nós agora.”
Recentemente, a empresa teve que amortizar entre US$ 2,8 bilhões e US$ 3,5 bilhões em custos de conteúdo e desenvolvimento. “[Nós] cortamos muito do excesso no ano passado, e acho que é algo que todos os outros na indústria vão passar”, acrescentou Wiedenfels.
O CFO destacou, no entanto, que a HBO Max continua empenhada em trazer novos conteúdos para seus assinantes: “Temos toda a intenção de continuar gastando, o conteúdo é a força vital desta empresa. É obviamente um negócio movido a sucessos, você ganha alguns, você perde alguns. Mas se você olhar para a formação criativa que [o CEO e presidente da Warner Bros.] David [Zaslav] foi capaz de montar, esta é a primeira linha de voo de talento criativo.”
Wiedenfels também previu novos aumentos nos preços das assinaturas, dizendo que “não há dúvida de que esses produtos têm preços muito baixos. A ideia de reduzir sete janelas em uma e vendê-la pelo preço mais baixo possível não parece estratégia muito inteligente. E acho que houve essa fase de apropriação de terras parcialmente alimentada pelo mercado de capitais e você não podia perder dinheiro suficiente e não conseguia aumentar os assinantes rápido o suficiente. Acho que isso ficou para trás. Se você olhar para as linhas de tendência nos últimos 20 ou 36 meses, vários jogadores começaram gradualmente a aumentar os preços. Portanto, acho que há um consenso crescente de que esta fase de preços de dumping acabou.”
O ano passado foi turbulento para muitos serviços de streaming. A Walt Disney Company teve seu pior ano desde 1974, sendo os grandes gastos com streaming um dos principais fatores. A Netflix perdeu assinantes pela primeira vez na história da empresa. A Netflix e a Warner também tiveram problemas para trabalhar juntas.
Via CBR
Imagem destacada: Kaspars Grinvalds/Shutterstock
Fonte: Olhar Digital
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