Nesta sexta-feira (6), o rover Perseverance, da NASA, está completando um ano de atividade em Marte e encerrando sua missão principal. A partir de sábado (7), tem início a missão estendida do equipamento, que tem por objetivo estudar a superfície do Planeta Vermelho.
Considerando que o rover pousou na Cratera Jezero em 18 de fevereiro de 2021, parece que a conta não bate, não é mesmo? Como ele estaria completando um ano de missão, se no mês que vem já estará comemorando dois anos por lá?
É que esses 687 dias terrestres em que ele vem coletando informações sobre Marte equivalem a um ano na contagem marciana, onde os dias são chamados de “sóis”.
Durante todo esse período, o rover está à procura de possíveis sinais de vida em Marte, especificamente na região de Jezero, pois há a suspeita de que o local abrigou um grande lago e um delta de rio há bilhões de anos.
Além disso, o Perserverance coletou em cache dezenas de amostras, que uma campanha conjunta da NASA e da Agência Espacial Europeia (ESA) trará à Terra para um estudo detalhado no início da década de 2030.
Essa empreitada contará com a colaboração de um módulo de pouso da NASA, dois helicópteros parecidos com o Ingenuity (parceiro de missão do Perseverance) e um orbitador de retorno à Terra da ESAm que será lançado ainda na década de 2020.
O rover fez muito progresso em relação à coleta de amostras. Já foram 18 tubos preenchidos e selados entre seus 38 tubos de amostragem de titânio.
Quatro de 10 tubos de backup já foram deixados no solo de uma região da cratera Jezero chamada Three Forks. Por enquanto, não há nenhum sinal na saúde de Perseverance que justifique a preocupação com amostras de reserva, mas é sempre bom ter uma opção de segurança – e é aí que entram os dois helicópteros, para o caso de o rover não conseguir entregar as amostras para o orbitador.
Como dito, os helicópteros de busca serão baseados fortemente no Ingenuity, o drone de 1,8 kg que viajou para Marte junto com o Perseverance.
Ingenuity tem 37 voos em seu currículo, que juntos cobriram um total de 7,6 km. O Perseverance, por sua vez, acumulou quase 14 km de condução fora da Terra, e esse total aumentará consideravelmente durante a missão estendida.
Fonte: Olhar Digital
Comentários