O ano mal de 2023 mal começou e a SpaceX já planeja o quinto lançamento da Falcon Heavy, o maior e mais poderoso foguete comercial do mundo. O principal cliente por trás deste quinto lançamento são os militares dos EUA. Acredita-se que esse lançamento da nave USSF-67, deve ser muito semelhante ao mais recente do Falcon Heavy, o USSF-44, responsável por implantar um par de espaçonaves com várias cargas úteis e satélites na órbita da Terra.
Assim como o anterior, o foguete USSF-67 transportará uma espaçonave Propulsiva de Longa Duração EELV (LPDE) da Aerojet Rocketdyne como carga útil principal. A bordo do LPDE, o qual é um satélite sem carga útil, serão instalados diversos experimentos, instrumentos e satélites menores que podem ser colocados em órbita.
A missão representará o segundo lançamento do Falcon Heavy desde junho de 2019 e provavelmente vai decolar em breve, após completar 72 dias que o voo anterior aconteceu. O cronograma lembra o de 2019, quando a SpaceX lançou seu segundo e terceiro foguetes Falcon Heavy com 75 dias de intervalo. O USSF-67 reutilizará ambos os propulsores laterais Falcon Heavy do USSF-44, comprovando a capacidade de reutilizar os componentes da nave.
Após o retorno do voo no final de 2022, há altas expectativas de que Falcon Heavy faça um voo bem sucedido agora em 2023. Há cinco foguetes provisoriamente programados para serem lançados este ano. Quatro desses cinco exemplares do Falcon Heavy têm o lançamento programado para acontecer no primeiro semestre de 2023, deixando muita margem para grandes atrasos aconteçam no segundo semestre do ano.
Missão com espaçonave Falcon Heavy será lançada em janeiro
O ideal é aguardar a confirmação de que os satélites ViaSat-3, Jupiter-3 e a nave USSF-52 realmente chegaram à Flórida, e que a NASA confirme explicitamente que os problemas técnicos da sonda exploradora de asteroides, Psyche, estão resolvidos. Até agora, apenas o LPDE-3A – a única carga útil confirmada da USSF-67 – chegou à Flórida em novembro de 2022. As operações de pré-lançamento da USSF-67 estão atualmente atrasadas com um ou dois dias de atraso em relação à USSF-44, mas todas as evidências indicam que a missão será lançada em janeiro de 2023.
Fonte: Olhar Digital
Comentários