Na madrugada deste domingo (8) para segunda-feira (9), a SpaceX vai lançar à órbita uma série de equipamentos da companhia britânica OneWeb. Em um intervalo de exatamente um mês, este é o segundo lançamento dedicado à principal concorrente da Starlink, que pertence à empresa de Elon Musk, no ramo de internet banda larga via satélite.

Lançamento feito pela SpaceX para a rival OneWeb em 8 de dezembro de 2022. Imagem: SpaceX/YouTube

Um foguete Falcon 9 transportando 40 satélites OneWeb está programado para decolar da Estação da Força Espacial dos EUA, em Cabo Canaveral, na Flórida, à 1h55 da manhã (pelo horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal da SpaceX no YouTube começando 10 minutos antes.

Se tudo correr conforme o planejado, o primeiro estágio do foguete voltará para um pouso na Zona de Pouso 1 do Cabo Canaveral, pouco menos de oito minutos após a decolagem.

De acordo com um comunicado da SpaceX, este será o segundo lançamento deste propulsor em particular, que foi usado pela primeira vez em novembro passado, durante a missão robótica de carga SpaceX CRS-26 para a Estação Espacial Internacional sob contrato com a NASA.

Por sua vez, o estágio superior do Falcon 9 seguirá viagem por aproximadamente 37 minutos, até implantar os satélites OneWeb em órbita. 

Segundo o site Space.com, a OneWeb está construindo uma constelação de banda larga que contará com 648 satélites, o suficiente para ocupar o segundo lugar no ranking liderado pela Starlink – que já tem cerca de 3,3 mil  equipamentos em funcionamento. 

Até o momento, em torno de 460 espaçonaves OneWeb atingiram a órbita, a grande maioria delas no topo de foguetes russos Soyuz, operados pela empresa francesa Arianespace.

Esse contrato entre a Rússia e a França, no entanto, se desfez depois que o país governado por Vladimir Putin invadiu a Ucrânia, em fevereiro, deixando uma lacuna de lançamento para a OneWeb. 

Assim, a empresa fechou acordos com a SpaceX e a New Space India Limited (NSIL). A companhia indiana realizou uma única missão dedicada aos satélites da OneWeb até agora, feita em outubro de 2022.