A marca japonesa Roland resolveu comemorar seus 50 anos (atrasado, pois foi em 2022) dentro da CES 2023, com um teclado elétrico com caixas de som que flutuam na frente dele. O instrumento é apenas um conceito, todo feito em madeira na parte externa e conta com uma peça única de carvalho moldada logo na frente, equipada com 14 alto-falantes.
Você não leu errado e a Roland construiu sim um protótipo de teclado elétrico, com acabamento em madeira e que pode fazer com que dois drones levem mais alto-falantes para que o áudio dele seja reproduzido em caixas de som flutuantes. As aeronaves podem funcionar de forma autônoma, ou então conseguem ser controladas pelo músico.
Leia mais:
Para garantir a melhor qualidade sonora possível, a Roland utiliza um sistema de conexão com baixa latência, enviando o toque das teclas de forma praticamente instantânea para os pequenos drones. A tecnologia substitui o Bluetooth, para evitar o atraso de algo perto dos 200 milissegundos para o som ser enviado até os ouvidos.
Drones do teclado ainda são desafio barulhento
Minha única preocupação está no barulho gerado pelos quadricópteros, disputando atenção com a melodia tocada.
“Os engenheiros queriam criar alto-falantes voadores capazes de banhar o músico com chuva de sons”, diz a Roland em nota. “Atualmente as hélices dos drones ainda são um pouco barulhentas. Mas, à medida que a tecnologia de drones silenciosos avançar, eles poderão ser adicionados à moldura existente”, complementa a empresa.
O comentário deixa claro que o conceito ainda está longe de ser aplicado de verdade, tanto que na CES deste ano a Roland fez com que os drones ficassem presos em fios pendurados no teto – com as hélices desligadas. Esta pode ser uma alternativa enquanto as aeronaves mais silenciosas não estão disponíveis, permitindo que as caixas de som flutuam sobre a plateia para adequar a qualidade da música ao ambiente.
Logo acima do teclado o músico tira proveito de uma tela sensível ao toque, capaz de exibir a página da música, ensinar a tocar com ajuda de tutoriais ou aulas de música. O produto tem suporte para USB MIDI e Bluetooth.
Com isso, a Roland espera ser capaz de enviar cada toque do piano na apresentação para teclados espalhados pelo mundo.
Enfim, a peça comemorativa dos 50 anos da Roland não está disponível para venda e dificilmente poderá ser comprada em algum momento. Este é o mundo dos conceitos, onde partes da tecnologia e experimentos podem ser aplicados em produtos no futuro, em algum momento.
Via: Engadget.
Fonte: Olhar Digital
Comentários