Uma equipe de pesquisadores descobriu que uma ação simples e já conhecida no âmbito tecnológico pode ser o segredo para diminuir o retorno de pacientes ao hospital após alta médica. Conforme estudo, o acompanhamento por mensagem de texto após atendimento primário pode diminuir significativamente as taxas de readmissão hospitalar, já que o reforço inclina pacientes a pararem e prestarem atenção em sua saúde. 

“Em um cenário de saúde fragmentado, aplicações relativamente simples de tecnologia podem ajudar os pacientes a se sentirem mais conectados à sua prática de cuidados primários”, diz Eric Bressman, médico internista da Perelman School of Medicine da Universidade da Pensilvânia. 

“Isso é especialmente importante quando os pacientes se recuperam de doenças agudas, pois os lembra de que eles têm um lar médico ao qual podem recorrer para obter suporte.” 

Para chegar à conclusão, o estudo comparou mais de 400 pacientes que receberam mensagens de texto após saírem do hospital com mais de 1.000 que não receberam. As mensagens foram enviadas após 30 dias da alta. 

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Entre o grupo que recebeu mensagens de texto, houve um declínio de 55% na probabilidade de precisar ficar no hospital novamente no mês seguinte e uma redução de 41% na chance de precisar de atendimento de emergência de qualquer tipo durante os 30 dias. 

A pergunta realizada era: “Existe algo em que possamos ajudá-lo hoje?”. Em várias respostas, a devolutiva era “não me sinto bem” e “preciso de ajuda com meus remédios”. 

Publicado no JAMA Network Open, o artigo indicou que o programa de acompanhamento também fez orientações sobre a disponibilidade dos telefones de emergência — embora tenha destacado que as mensagens de texto surtiram um melhor resultado devido à agilidade e rapidez. Para os pesquisadores, o combo de orientações, somado ao contato personalizado, ajudou os pacientes a se sentirem mais conectados e incentivá-los a procurar ajuda extra assim que necessário — em vez de esperar até que o atendimento de emergência ou a reinternação possam ser necessários novamente. 

De acordo com dados apresentados, mais de 80% dos pacientes responderam a pelo menos uma mensagem de texto introdutória, reforçando que o método de acompanhamento por mensagem funciona. 

“Esperamos que tudo isso contribua para a implantação de mais aplicações de medicina digital que preencham as lacunas no atendimento e ofereçam aos pacientes caminhos mais fáceis para se conectar com sua equipe de cuidados primários”, finalizou Bressman.   

Com informações do Science Alert