Na semana passada, um vídeo de um roubo de faróis de um Porsche Panamera viralizou nas redes sociais no Brasil. A ação ocorreu no dia 30 de dezembro e levou cerca de 30 segundos, contando o tempo necessário para o ladrão estacionar, pegar os faróis e colocá-los no porta-malas de um Chevrolet Onix antes de escapar.
Segundo as informações da montadora alemã, todos os modelos do veículo fabricados até 2018 usavam apenas presilhas para prender os faróis. A partir de 2019, foram adicionados parafusos justamente para dificultar as tentativas de roubo — o que explica o fato do criminoso ter conseguido desprender os componentes usando apenas as pontas dos dedos.
Veja também:
Para ter uma ideia, cada farol chega a custar em média R$ 40 mil no mercado nacional, a peça é visada até no exterior. A ação foi captada por uma câmera de segurança.
Perfeitos para o cultivo de maconha
Além do alto valor, os faróis de LED da marca também são usados para outro fim bem específico, especialmente na Europa: o cultivo de maconha. Eles gastam menos energia que outros sistemas de iluminação e proporcionam condições ideais para as estufas, sem contar que funcionam bem em locais fechados, como em prédios, por exemplo, destaca o Autoevolution.
Também foi uma forma encontrada para manter as plantações mais discretas, já que o consumo de energia fora do padrão também chama a atenção das autoridades.
Outras marcas também enfrentam o mesmo problema
Vale ressaltar que o Panamera não é o único alvo dos ladrões. Também há relatos de crimes bem-parecidos em carros de luxo da Jaguar, Land Rover, Mercedes-Benz e Volvo, que também adotam um sistema que facilita a retirada dos faróis.
A maioria das unidades roubadas acaba sendo revendida ilegalmente. Como ainda não há uma dica infalível para contornar o problema, a única indicação é que os donos de carros de luxo estacionem em locais cobertos por sua seguradora, já o roubo de faróis foi registrado até em estacionamentos privados.
Imagem principal: Vrb vídeos/YouTube/Reprodução
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários