O final de 2022 e o início de 2023 está sendo marcado por uma onda demissões nas grandes empresas de tecnologia. A Salesforce, outra gigante de tecnologia não escapou desta crise, e no dia 4 de janeiro declarou que pretende demitir 10% dos seus trabalhadores – cerca de 8 mil funcionários.
O principal objetivo destes desligamentos seria reduzir o espaço de escritórios por conta das preocupações com a economia. “O ambiente continua desafiador e nossos clientes estão adotando uma abordagem mais ponderada em suas decisões de compra”, disse Marc Benioff, co-presidente executivo da empresa, em nota aos funcionários anunciando os cortes.
Durante a pandemia do COVID-19, a empresa contratou pessoas de forma expansiva devido a demanda que cresceu inesperadamente. Ela empregava cerca de 48 mil pessoas antes da reclusão e atualmente tem 80 mil contratados, segundo o The New York Times.
“Contratamos muitas pessoas levando a esta crise econômica que estamos enfrentando agora, e eu assumo a responsabilidade por isso”, disse o Sr. Benioff. Uma porta-voz da empresa disse que eles não têm mais nada a declarar sobre o assunto.
Podemos ver uma desaceleração no ramo da tecnologia, já que empresas grandes e relevantes, como a Amazon e a Meta já tiveram cortes também. Além de diversas outras companhias como a Snap, Lyft e Stripe.
O preço das ações da Salesforce caiu 50% no ano passado, contudo, subiram 3% nas negociações desde quarta-feira. Segundo Benioff, os cortes serão realizados ainda nesta semana.
A situação para a gigante de softwares vem complicada há um tempo. No último trimestre, suas vendas cresceram em 14%, sendo o ritmo de crescimento mais lento há anos. Mas não para por aí, em novembro o ex co-presidente executivo, Bret Taylor, anunciou sua saída até o final do mês. Em dezembro, Stewart Butterfield, presidente-executivo da Slack, plataforma de comunicação no local de trabalho da Salesforce, também disse que deixaria o cargo até o final deste mês
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários