Após os ataques terroristas às sedes dos três poderes em Brasília neste domingo (8), associações com a invasão ao Capitólio americano em janeiro de 2021 vem sendo feitas e com o interesse crescente entre o público por saber mais sobre este evento marcante na história dos Estados Unidos e do mundo, a HBO Max lançou dois documentários que fazem análises profundas sobre a invasão.

Um deles é Four Hours at the Capitol, do diretor vencedor de Emmy, Dan Reed. A produção foi lançada ainda em 2021 e apresenta imagens do atentado terrorista, inéditas até mesmo para aqueles que ficaram o dia na frente da TV enquanto os acontecimentos se desenrolavam. Tais registros incluem filmagens de celulares, câmeras de segurança e equipamentos acoplados aos uniformes dos guardas, além de entrevistas com pessoas presentes no Capitólio no dia do ataque.

O Ataque ao Capitólio (ou January 6th, título americano da produção) estreou no Discovery+ e HBO Max na última semana, um dia antes de o acontecimento completar um ano. A produção que narra os acontecimentos políticos ocorridos em Washington em 2021 foi produzida e dirigida por Jules Naudet e Gédéon Naudet.

O filme documental relata os acontecimentos do dia 06 de janeiro de 2021, no Capitólio dos Estados Unidos, após o resultado da última eleição presidencial norte-americana e a derrota do republicano Donald Trump para o democrata Joe Biden, atual Presidente dos EUA.

No dia, uma multidão de apoiadores do então presidente se reuniu na capital americana para protestar contra o resultado da eleição presidencial de 2020, justamente na data em que as duas casas legislativas americanas iriam confirmar a vitória de seu oponente, Joe Biden. Contado pela perspectiva de políticos e pessoas presentes em Washington naquela data, o filme dos irmãos Naudet mostra o angustiante momento em que a democracia americana foi ameaçada.

O filme da HBO Max apresenta e analisa as falas de Donald Trump, além de depoimentos inéditos dos presentes e imagens das multidões dentro e fora do Capitólio. Assim, a produção narra em detalhes a invasão que se estendeu até a madrugada do dia 07 de janeiro, quando as forças policiais conseguiram recuperar o controle do local, já bastante depredado.