Quarta-feira, Dezembro 4, 2024
spot_img
InícioDESTAQUESPatrulhamento Comunitário nas aldeias

Patrulhamento Comunitário nas aldeias

spot_img

Dourados(MS) – O 3º Batalhão de Polícia Militar de Dourados, atualmente comandando pelo tenente coronel PM Helbert Davyson Romeiro de Souza, desenvolve um projeto pioneiro no Brasil, que é o patrulhamento ostensivo e preventivo diário voltado a comunidade indígena, atuando juntamente com as lideranças das aldeias Jaguapirú e Bororó em Dourados.

As ações tem sido bem recebidas pela comunidade indígena que já se integraram a modalidade de policiamento comunitário desenvolvido pelos policiais militares.

Integração e resultados

Dentro do planejamento operacional da unidade, as aldeias entram com uma área fixa de policiamento preventivo, o que gera uma maior sensação de segurança aos indígenas que ali residem.

As lideranças indicadas pela comunidade indígena, em caso de ocorrências dentro dos limites da reserva indígena, acompanham os policiais, facilitando a comunicação e também as questões culturais arraigadas a  cada tribo e etnia que reside naquela localidade.

Durante o ano de 2022 foram desencadeadas diversas ações com foco na segurança daquela comunidade e na integração policia militar/ indígenas.

Foram realizadas 313 ações de policiamento preventivo e comunitário nas aldeias, gerando um atendimento de 94 ocorrência criminais, com encaminhamento de 84 pessoas para as delegacias locais.

Neste mesmo período foram cumpridos 13 mandados de prisão nas aldeias, além de do descumprimento de 6 medidas protetivas.

Crimes como lesão corporal, vias de fato, furto e estupro foram as ocorrências mais atendidas no ano de 2022.

Aumento na sensação de segurança

Para o comandante do 3º BPM, tenente coronel Helbert, as ações preventivas realizadas de forma integrada a comunidade indígena, melhora a qualidade de vida através de uma maior sensação de segurança.

“Com um trabalho técnico e integrado aos indígenas, temos conseguido aumentar a sensação de segurança nas aldeias, o que por sua vez também reflete em uma melhora na qualidade de vida daquelas comunidades.” conclui o comandante.

O patrulhamento comunitário integrado continuará operando nas aldeias durante todo o ano de 2023.

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img