Um comitê da Organização Mundial da Saúde (OMS) se reunirá em 27 de janeiro para avaliar se a pandemia da Covid-19 ainda representa uma emergência global, disse a porta-voz Carla Drysdale, nesta terça-feira (10), durante entrevista em Genebra.
Conforme divulgado pela Reuters, o encontro para reavaliação ocorre três anos após a doença ter sido classificada assim pela primeira vez. O Comitê de Emergência aconselha o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, que toma a decisão final sobre se um surto representa ou não uma Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional, que é o mais alto nível de alerta da agência da ONU.
Conforme cientistas e consultores da OMS, pode ser muito cedo para declarar o fim da fase de emergência da pandemia da Covid-19 devido aos altos níveis de infecções na China, que enfrenta uma explosão de casos.
China e covid-19
Após afrouxar as restrições de sua política de ‘covid zero’, que bloqueavam comunidades inteiras e afetavam diretamente a economia do país, houve um significativo aumento do número de casos de covid-19 na China, além de sobrecarga nos hospitais.
O tema sofreu um boom nas redes sociais, com diversas pessoas e até especialistas em saúde do país divulgando que o número de mortes era bem maior do que o publicado — a China chegou a paralisar a publicação dos dados diários de mortes pelo vírus.
Em uma análise realizada na semana passada, a OMS disse acreditar que a China está “subnotificando o verdadeiro impacto da doença em termos de internações hospitalares, internações em UTI e, particularmente, em termos de mortes”. Apesar disso, o órgão notificou que nenhuma nova variante ou mutação de significado foi observada nos dados de sequenciamento genético disponibilizados pelos especialistas chineses. Veja detalhes aqui!
Fonte: Olhar Digital
Comentários