Sexta-feira, Janeiro 31, 2025
spot_img
InícioESTADOFuntrab em 2022 disponibilizou mais de 14 mil vagas para Pessoas com Deficiência...

Funtrab em 2022 disponibilizou mais de 14 mil vagas para Pessoas com Deficiência ao mercado de trabalho 

spot_img

A Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) é referência na inserção de PcD (Pessoas com Deficiência) no mercado de trabalho, para tanto, possui o Setor de Serviço Social, que realiza o atendimento prioritário para as classes minoritárias. Consequência disso foi a abertura no ano passado de 14.385 vagas exclusivas para PcDs.  

Foram 1.734 vagas para deficiência auditiva, 9.886 para deficiência física, 521 visual e 2.244 para pessoas com múltiplas deficiências. Em comparação ao mesmo período em 2021, quando foram ofertadas 10.566, houve um aumento de 36% na quantidade de vagas oferecidas. 

O trabalhador Felipe dos Santos Lopes, 26 anos, com ensino médio completo, tem deficiência auditiva e conseguiu uma oportunidade de emprego por meio do serviço social da Funtrab em 2022. “ Eu já busquei ajuda da Funtrab várias vezes e sempre fui bem atendido. Saí do emprego no final do ano, agora busco uma nova oportunidade na área administrativa. Hoje saio daqui com a carta de encaminhamento e vou me apresentar na empresa”, disse Lopes. 

A Funtrab é pioneira na intermediação de mão de obra para PcD. Desde 2003 possui o setor de Serviço Social, com três assistentes sociais que realizam os atendimentos para os PcDs e outros grupos.  

A assistente social da Funtrab Mônica Scheller ressalta a importância da intermediação de mão de obra por meio do serviço social. “Para o trabalhador que necessita de uma oportunidade tem um atendimento exclusivo, realizamos o cadastro com entrevista, para saber qual é o tipo de deficiência que PcD possui. É necessário apresentar laudo médico para comprovação. Após essa triagem, realizamos o encaminhamento para as vagas disponíveis no perfil do candidato”, ressaltou Scheller. 

Inclusão no mercado de trabalho 

Há quase três décadas a lei garante a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A medida para contratação desse público é prevista na Lei de Cotas para PcD (8.213/91), que completou 29 anos de vigência em 2022. 

O objetivo da Lei de Cotas é promover a inclusão, estabelecendo a reserva de 2% a 5% das vagas de emprego para Pessoas com Deficiência (PcD) ou usuários reabilitados pela Previdência Social nas empresas com 100 ou mais funcionários. De 100 a 200 empregados, a reserva legal é de 2%; de 201 a 500, de 3%; de 501 a 1.000, de 4%. As empresas com mais de 1.001 empregados devem reservar 5% das vagas para esse grupo. 

O seu não-cumprimento é punível com multa. Uma vez que é identificado que a empresa não cumpre a cota corretamente, é emitido um aviso para que o cumprimento seja feito em até 90 dias. Caso não apresente avanços neste período, a empresa é autuada. 

Serviço Social do Trabalho da Funtrab

Além dos PcDs o setor realiza o atendimento aos trabalhadores desempregados com pouca ou nenhuma qualificação profissional, baixa escolaridade, acima de 40 anos, idosos, menor aprendiz (faixa etária compreendida entre 14 e 17 anos), e o primeiro emprego (18 a 23 anos), estagiários, refugiados e estrangeiros, e mulheres em situação de vulnerabilidade. O atendimento é realizado por meio de entrevista, avaliação, orientação e encaminhamento, tanto para o mercado de trabalho como para a rede de assistência social, quando necessário. 

Funtrab

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img