A Shiftall é uma subsidiária da Panasonic que apresentou na CES 2023 alguns acessórios para realidade virtual e metaverso que chamaram bastante a atenção na feira, incluindo o Mutalk, um microfone Bluetooth com cancelamento de ruído externo para quem quiser xingar muito nos games, sem ser ouvido por ninguém que estiver no mesmo ambiente. 

Seu visual é meio perturbador, e lembra um headset VR para a sua boca, tanto que escolhi esse acessório para minha lista de curiosidades da CES 2023. Pelo menos o nariz fica livre para que você consiga respirar, mas se a pessoa estiver gripada, ele definitivamente não é recomendável. O Mutalk foi feito para ser usado com o headset MeganeX, que inclusive é compatível com o Steam VR. 

Leia mais:

Headset MeganeX tem telas OLED e resolução 5.2K
Headset MeganeX tem telas OLED e resolução 5.2K / Foto: Nick Ellis

Esse headset conta com chip Snapdragon XR1 e telas OLED com resolução 5.2K, além de caixas de som integradas para maior imersão. Outro detalhe curioso é que ele é dobrável, e assim, ocupa menos espaço na mochila

Outras novidades da Shiftall na CES 2023 

Além do headset e do microfone com cancelamento ruído externo, a Shiftall apresentou outras novidades que podem fazer a diferença em jogos VR ou no metaverso, como o controle Flip VR que permite pegar e segurar objetos em realidade virtual.

O interessante é que é possível fazer isso sem perder o rastreamento da posição exata das mãos do usuário. De um lado ele tem um joystick, e do outro, botões, e o jogador pode girar rapidamente o controle para usar um ou outro.

HaritoraX é um sistema com sensores de movimento para o corpo todo
HaritoraX é um sistema com sensores de movimento para o corpo todo / Fotos: Nick Ellis

O HaritoraX Wireless é um sistema para rastreamento de todo o corpo do usuário, assim é possível jogar jogos que precisem reconhecer seus movimentos, além de usar o metaverso para fazer uma dança, por exemplo. A bateria dura até 10 horas de uso, assim é possível encarar mesmo as sessões mais longas de games ou no metaverso. Ele também é compatível com headsets de outras marcas, como o Quest 2 da Oculus.

Finalmente temos o Pebble Feel, um acessório que permite sentir variações de temperatura nos seus jogos em VR ou no metaverso, além de ter retorno háptico, o que deixa o usuário sentir vibrações, algo que pode pode aumentar o realismo e sensação de imersão.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!