A ministra do Esporte, Ana Moser, disse em entrevista que os esportes eletrônicos, conhecidos como eSports, não devem ser considerados esportes, portanto não devem receber investimento.
A ex-jogadora de vôlei disse que os esportes eletrônicos fazem parte da indústria de entretenimento e não dos esportes. Moser chegou a comparar os eSports com a cantora Ivete Sangalo, dizendo que os atletas de esportes eletrônicos treinam, assim como a cantora de axé treina para suas apresentações.
“A meu ver o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte. Então você se diverte jogando videogame, você se divertiu. O atleta de eSports treina, mas a Ivete Sangalo também treina para dar show e ele não é atleta, ela é uma artista que trabalha com entretenimento. O jogo eletrônico não é imprevisível, ele é desenhado por uma programação digital, cibernética. É uma programação, ela é fechada, diferente do esporte”, disse a ministra ao UOL Entrevista.
O UOL também conversou com personalidades dos eSports, que se manifestaram contrários a declaração da Ministra dos Esportes. Gustavo “Sacy” Rossi campeão mundial de Valorant e Jaime Pádua, Co-fundador da equipe de eSports da FÚRIA.
“Sacy”, observou que o esporte eletrônico evoluiu na última década, e discordou da alegação afirmando que “não podemos confundir esporte com entretenimento”.
“O nosso treino é focado em competição, não em entreter pessoas, estamos todos os dias jogando contra outros atletas, com horários definidos, estratégias e treinos em equipe, e isso faz dos eSports um esporte”, disse o campeão mundial.
Pádua considera que, de fato, os eSports possuem diferenças em relação aos esportes, porém essas diferenças não são as mesmas apontadas pela ministra:
“É triste ver uma argumentação atrasada que deprecia o valor competitivo e de performance dos eSports em relação a esportes tradicionais. O mundo mudou, e espero que a Ministra faça o que ela sempre fez no seu esporte e estude, treine e evolua, pois foi isso que a levou à glória e a nos encher de orgulho no vôlei.”, disse
Alexandre Borba, o popular streamer Gaules se manifestou sobre a fala da ministra durante uma live dizendo que “nunca precisamos e nem vamos precisar dessa galera para ficar dizendo se é esporte ou não”.
Fonte: Olhar Digital
Comentários