A OpenAI, empresa por trás do ChatGPT, iniciou uma pesquisa para saber de interessados em usar uma versão paga do chatbot que escreve textos, poemas, artigos e até mesmo códigos. O anúncio foi feito no servidor oficial da empresa no Discord.

A ideia é iniciar a monetização da inteligência artificial para garantir a sua viabilidade econômica. O ChatGPT Professional, como vem sendo chamado pela OpenAI, ofereceria disponibilidade imediata aos assinantes, respostas mais rápidas, e ainda daria aos usuários “ao menos” o dobro de respostas diárias em relação à versão gratuita, que não seria abandonada.

Os interessados podem inserir o nome em um formulário disponibilizado via Google Docs. O usuário também pode sugerir formas de pagamento e qual preço estaria disposto a pagar pelo serviço – a OpenAI ainda não definiu quando o ChatGPT Professional custará, se vier a ser lançado. Os selecionados a partir dos formulários serão chamados para uma conversa de cerca de 15 minutos com desenvolvedores para feedback e sugestões.

Microsoft tem interesse no ChatGPT

Uma gigante da tecnologia que já demonstrou bastante interesse no ChatGPT é a Microsoft. A empresa estaria estudando incluir a inteligência artificial nas buscas do Bing e até no pacote Office.

Bing + ChatGPT
Bing pode se aliar ao ChatGPT para concorrer com Google. Imagem: Ascannio/Shutterstock

A OpenAi, que recentemente foi avaliada em US$ 29 bilhões, também estaria buscando um financiamento de US$ 10 bilhões da Microsoft para continuar desenvolvendo o produto. As empresas já trabalharam em parceria no passado, com a Microsoft oferecendo dinheiro e o poder computacional necessários para treinar os sistemas de inteligência artificial que compõe o ChatGPT.

Além do ChatGPT, a OpenAI também é responsável pelo gerador de imagens DALL-E – que já conta com uma versão paga.

Via The Verge e TechCrunch

Imagem: Ascannio / Shutterstock.com