Para a Samsung, a “próxima geração de experiência automotiva” chegou. A Harman, uma das subsidiárias da gigante sul-coreana, escolheu a CES 2023 para apresentar o seu sistema inteligente Ready Care. A novidade faz parte de uma nova plataforma de segurança da Samsung para veículos (ICX) e pode medir parâmetros como a sonolência e sinais vitais do motorista.
Como funciona o sistema?
A medição de carga cognitiva acontece em tempo real na cabine usando câmeras e sensores que identificam a condição do motorista por meio da sua expressão facial, ou seja, desde o olhar, a maneira como as pálpebras se abrem, por exemplo
Uma vez que a condição do condutor tenha sido avaliada, alertas e soluções personalizadas podem ser aplicadas para evitar acidentes. O recurso pode, por exemplo, fornecer rotas alternativas caso a atual inclua “cenários estressantes como engarrafamentos e problemas relacionados ao clima”, diz a Samsung.
Ao identificar um sinal de aumento de sono, o Ready Care também mostra uma notificação. Digamos que um motorista está dirigindo, mas, na verdade, está pensando em uma apresentação importante no trabalho. O ambiente interno do carro pode mudar sozinho para trazer a atenção de volta à direção, seja com um alerta sonoro, mudanças no volume do áudio, iluminação e até na temperatura do ar condicionado.
Para não ser pego de surpresa na estrada, a Harman diz que o motorista pode personalizar essas notificações em casa com antecedência.
Veja também:
Integração com outros dispositivos da Samsung
O plano é que o sistema funcione integrado não só com o carro, mas também com outros aparelhos da Samsung. Os sinais vitais, por exemplo, podem ser acessados pelo Ready Care por meio de um gadget vestível como o Galaxy Watch.
Por fim, a Harman acrescenta que o sistema também pode utilizar uma câmera infravermelha para conseguir monitorar quem estiver no volante, sendo assim, não é obrigatório ter um dispositivo da Samsung para aproveitar todos os recursos.
Saiba mais sobre a novidade no vídeo abaixo.
Imagem principal: Samsung/Divulgação
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários