A decisão do Ministro Alexandre de Moraes, que deu prazo de 24 horas para desmonte dos acampamentos e manifestações existentes em frente à quarteis em todo o país, foi devidamente cumprida em Mato Grosso do Sul, de forma ordeira e pacífica.
A operação de desocupação, realizada pela Polícia Militar e Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Ordem Política e Social (DEOPS), teve início logo após a decisão judicial, proferida no domingo, com a notificação e negociação com os manifestantes.
Depois de notificados, rapidamente os responsáveis por banheiros químicos e tendas instaladas no canteiro central da avenida Duque de Caxias, em Campo Grande, retiraram todo o material. Porém alguns manifestantes retornaram ao local, onde montaram barracas, que foram cercadas por tapumes.
Logo em seguida, com apoio do Exército Brasileiro e da Prefeitura Municipal, que realizou a retirada de entulhos e limpeza do local, a Polícia Civil e a PM, conseguiram desocupar definitivamente o local.
Imagens realizadas com drone na tarde de ontem, mostram que os canteiros e pistas da avenida Duque de Caxias estão livres, sem a presença de manifestantes e o tráfego fluindo normalmente.
Já o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, afirmou que participará ativamente das investigações e processamento dos responsáveis por atos de vandalismo realizados em prédios dos três poderes, em Brasília no último domingo (8).
Katiuscia Fernandes – Comunicação do Governo do MS
Foto: Divulgação
Comentários