A turbulência que balança o avião é uma “lombada” – ou “turbilhão” – no ar. Trajetórias irregulares do fluxo de ar, combinadas a velocidades instantâneas e flutuações aleatórias, causam os chacoalhões. Pelo menos, de acordo com cientistas aerodinâmicos.
Na aeronáutica, a turbulência é o escoamento de ar que passa desordenada e impetuosamente pela asa do avião. E essa passagem tira parte da estabilidade da aeronave. Mas, calma, a estrutura dela aguenta coisa pior.
Turbulência no voo
Pilotos e controladores de voo trocam informações constantemente sobre o risco de turbulências. E os radares meteorológicos ajudam a evitar zonas do fenômeno – geralmente, acontece dentro de nuvens e perto de montanhas.
Graças aos radares e comunicação com os controladores, dá para os pilotos desviarem de alguma forma dessas áreas. Quando não dá, o aviso para sentar e apertar o cinto de segurança acende.
A situação pode ser assustadora e/ou preocupante, principalmente para passageiros de primeira viagem aérea. Mas, pode ficar tranquilo. Aviões são seguros e sua estrutura aguenta enfrentar esse tipo de problema.
Causas de turbulência
As turbulências rolam por conta da diferença de temperatura e pressão das moléculas de ar. A diferença causa movimentação do ar, com correntes ascendentes (que sobem) e descendentes (que descem). Essas correntes balançam o avião.
Geralmente, a turbulência acomete o avião por conta de tempo ruim, nuvens pesadas e chuva. Mas a aeronave pode chacoalhar por diferenças no relevo da superfície terrestre, variação na velocidade do vento e até céu claro.
Principais tipos
Confira abaixo as principais causas (e tipos) de turbulência:
Além disso, a Iata (Associação Internacional de Transportes Aéreos) classifica as turbulências em três tipos:
Pode derrubar o avião?
Não, turbulência não derruba avião. Atualmente, os aviões são feitos de materiais super-resistentes, desenvolvidos para suportarem pressões bem maiores que as de uma turbulência. Ou seja, elas não vão quebrar asas nem rasgar a fuselagem da aeronave.
Modelos mais recentes contam, ainda, com recursos em seu sistema de piloto automático para estabilizar a aeronave durante turbulências. É desconfortável? Sim. Mas, não prejudica o controle do avião.
Imagem de destaque: Reprodução/Pilot Institute
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Fonte: Olhar Digital
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