O foguete RS1 da ABL Space foi lançado em sua primeira missão orbital na terça-feira (10), subindo de plataforma no Pacific Spaceport Complex, na Ilha Kodiak, no Alasca.
O foguete de dois estágios falhou no voo de estreia, pelo qual ia levar par de cubesats para a órbita baixa da Terra conforme planejado, disseram representantes da ABL (o lançamento não foi transmitido ao vivo).
“Após a decolagem, o RS1 apresentou anomalia e desligou prematuramente. A equipe está trabalhando em nossos procedimentos de resposta a anomalias em coordenação com a PSCA e a FAA”, disse a ABL via Twitter 23 minutos após a decolagem.
“Este não é o resultado que esperávamos hoje, mas para o qual nos preparamos. Voltaremos com informações adicionais quando disponíveis. Obrigado a todos pelo apoio”, acrescentou a empresa em outro tweet.
Terça-feira foi o segundo dia consecutivo a apresentar uma anomalia em um lançamento. Na segunda-feira (9), o foguete LauncherOne da Virgin Orbit não conseguiu atingir a órbita durante a primeira decolagem da empresa no Reino Unido, resultando na perda de nove satélites.
Com informações de Space.com
NASA financia projetos audaciosos para a exploração espacial (tem até um hidroavião)
Parece que a NASA está disposta a investir em conceitos ousados em sua intenção de avançar cada vez mais na exploração espacial. Projetos audaciosos têm sido financiados pela agência – como um que propõe o desenvolvimento de um hidroavião capaz de atravessar a nebulosa atmosfera de Titã, a maior lua de Saturno, e navegar por seus oceanos.
Leia o restante da reportagem neste link.
Imagem destacada: Reprodução/Twitter/ABL Space
Fonte: Olhar Digital
Comentários