O ano começou com mais uma polêmica envolvendo o Autopilot, o sistema de direção semiautônoma da Tesla. Dessa vez, um Model S parou repentinamente na estrada, resultando em um engavetamento de oito veículos em São Francisco, Califórnia.
O motorista culpa o piloto automático do carro pela confusão (também chamado de FSD, ou “Full Self-Driving”).
Veja também:
O vídeo captado pelo circuito de câmeras de vigilância no dia 24 de novembro mostra mais detalhes do acidente e o perigos da chamada “frenagem fantasma”, quando a direção autônoma para o carro sem motivo. O problema, segundo o Autoevolution, já é conhecido e ainda não foi resolvido pela montadora de Elon Musk.
Como o clipe abaixo mostra, assim que entra na via mais rápida, o carro freia bruscamente e para. Uma picape ainda consegue desviar, no entanto, outros automóveis que vinham logo atrás acabam colidindo.
No fim, segundo as autoridades, 18 pessoas se feriram (nenhuma delas fatalmente), incluindo uma criança de dois anos, levada ao hospital, segundo a CNN, com uma “escoriação no lado esquerdo da cabeça”.
Ironicamente, o acidente aconteceu no mesmo dia em que Elon Musk anunciou a liberação da versão beta do FSD (um recurso ainda não finalizado) para todos os motoristas que pagaram pelo sistema. A decisão aumentou a preocupação dos especialistas em segurança no trânsito, que temem por mais episódios de imprudência envolvendo veículos da Tesla.
A NHTSA está investigando mais detalhes sobre o engavetamento. Veja o vídeo do acidente abaixo.
Imagem principal: The Intercept/Reprodução
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários