Documento extremamente importante, a CNH é utilizada por muitos inclusive como documento de identificação. Só que, poucas pessoas se atentam para o fato de que a CNH é um documento com prazo de validade.
O diretor presidente do Detran/MS, Rudel Trindade Junior alerta que hoje existem em Mato Grosso do Sul, cerca de 280 mil CNHs vencidas. O que corresponde a 20% do total de habilitados no Estado.
Rudel ainda lembra que foram criadas ferramentas digitais que facilitam ao usuário que precisa dos serviços do Detran/MS.
Rudel Trindade explicou porque alguns condutores não são avisados do vencimento, e reforçou ser necessário atualizar os dados não só do proprietário, do condutor, mas também dos veículos.
O diretor ainda alerta que andar com a CNH vencida é totalmente irregular.
E os serviços relacionados ao documento emitido para o condutor estão entre os mais procurados. A quantidade de carteiras de habilitação emitidas pelo canal digital CNH Ágil aumentou 64,33% no ano passado, comparado com o registrado em 2021 – de 57.367 em 2021 para 94.275 em 2022. Quando essa ferramenta digital foi disponibilizada à população, em 2018, foram 10.279 procedimentos.
A renovação deve ser feita até 30 dias após o vencimento. Dirigir com a habilitação vencida resulta na aplicação de multa de R$ 293,00 e 7 pontos na carteira de habilitação.
Katiuscia Fernandes – Comunicação do Governo do MS
Comentários