O diretor de Avatar (2009) e Avatar: O Caminho da Água, James Cameron, expressou sua insatisfação com o crescimento de serviços de streaming, enquanto comemorava o sucesso de seu filme mais recente na bilheteria global.

Enquanto conversava sobre o sucesso da sequência, que estreou nos cinemas em dezembro e já acumula mais de US$ 1,7 bilhão em bilheteria global, James Cameron se mostrou muito satisfeito com os cinemas voltando a ser frequentados novamente, antes de expressar descontentamento com serviços de streaming.

“Estou pensando nisso como se estivéssemos voltando aos cinemas ao redor do mundo”, disse o diretor de Avatar à Variety. “Eles estão até voltando aos cinemas na China, onde estão tendo esse grande surto de Covid. Estamos dizendo como sociedade: ‘Precisamos disso! Precisamos ir aos cinemas.’ Já chega de streaming! Estou cansado sentar minha bunda [na frente da TV]”, concluiu aos risos.

Ao se aproximar da marca de US$ 2 bilhões de bilheteria, a tão esperada sequência de Avatar ultrapassou o primeiro Jurassic World para se tornar o sétimo filme de maior bilheteria de todos os tempos. Quando questionado sobre como é ter três de seus filmes incluídos entre os 10 maiores sucessos de bilheteria, o diretor disse que “não vê isso nesses termos”.

A bilheteria de Avatar: O Caminho da Água se provou um sucesso e tanto os críticos quanto o público vêm elogiando o filme como uma experiência cinematográfica que vale a pena. A sequência mostra o retorno de muitos membros do elenco original do filme de 2009, incluindo o ator Sam Worthington como Jake Sully e a atriz Zoë Saldaña como Neytiri.

avatar
Neytiri e Jake Sully em Avatar: O Caminho da Água. Imagem: 20th Century Studios.

Devido ao seu alto orçamento, Cameron revelou que O Caminho da Água teria que ser um dos filmes de melhor desempenho de todos os tempos para gerar lucro, tarefa que já pode ser considerada como um sucesso.

Após o domínio do filme nas bilheterias, o criador já está mergulhando no próximo capítulo da franquia, Avatar 3, que está cada vez mais perto de ser concluído. “Parece que, com o momento que o filme tem agora, vamos facilmente passar ou empatar nos próximos dias, então parece que não posso escapar disso, e vou ter que fazer esses outros sequências”, explicou Cameron. “Eu sei o que vou fazer nos próximos seis ou sete anos.”

Embora tenha sido relatado que Avatar 3, ainda sem um título divulgado, está agora em pós-produção, não está claro quando as filmagens da quarta e quinta sequências serão concluídas, e nenhuma informação sobre os elencos ou enredos dos filmes foi divulgada. No entanto, Cameron confirmou que a produção de filmes futuros já começou. “Avatar 4 e 5 estão escritos. Até temos algumas [cenas do] 4 [gravadas]. Iniciamos uma franquia neste ponto. Iniciamos uma saga que agora pode se desenrolar em vários filmes”, disse ele.

Avatar: O Caminho da Água segue em cartaz nos cinemas.