O Match Group, empresa que opera aplicativos populares de namoro como o Tinder e o Hinge, anunciou esta semana que está lançando uma campanha que auxilia usuários a detectar “golpes de romance” e outras formas de fraude online.
O que são os golpes em aplicativos de namoro e qual a resposta da empresa do Tinderpara o problema?
De acordo com a Federal Trade Comission, no ano de 2021, os usuários relataram uma perda recorde de US$ 547 milhões em ‘golpes românticos’ nos apps de namoro e outros sites. Em comparação com os números de 2020, o problema disparou e saltou em 80%.
Com as parcerias realizadas, o Match Group selecionou seis dicas para auxiliar os usuários a identificar quando um golpe pode estar acontecendo no app de namoro. Confira abaixo:
- Permaneça no app o maior tempo possível: se o usuário quiser retirá-lo do aplicativo – mas não quiser se encontrar ou fazer uma chamada de telefone ou vídeo – isso pode ser um sinal de alerta.
- Use as ferramentas disponíveis no aplicativo: é possível verificar seu perfil no Tinder para que outros usuários saibam que é realmente você. Se alguém não for verificado e também não participar de uma videochamada, isso se mostra bastante suspeito.
- ‘Especialista’ em criptografia: se o usuário está fornecendo conselhos financeiros sobre criptografia, é bem provável que ele não esteja atrás de um amor, mas sim, dinheiro.
- A promessa de garantia do futuro financeiro: se alguém está tentando ensinar como ser rico, é desconfiável. Os consultores financeiros não estão navegando em apps de namoro em busca de clientes.
- Eles podem parecer desesperados: se os golpistas estão pedindo dinheiro para financiar uma cirurgia, visto ou outras contas, não prolongue a conversa e saia na direção oposta.
- Os golpes podem parecer diferentes e evoluir constantemente: fique alerta, os golpistas usam diferentes estratégias: alguns vão alongar o diálogo entre mensagens para ganhar sua confiança e não pedir dinheiro até meses em seu relacionamento. Como regra geral, não troque dinheiro com alguém que você nunca conheceu pessoalmente.
“Como ex-detetive e agente especial, sei em primeira mão como os golpistas atraem indivíduos desavisados a fornecer informações pessoais e, por fim, dinheiro – incluindo atacar aqueles que procuram amor ou companhia”, afirmou Buddy Loomis, diretor sênior de operações e investigações policiais da Match Grupo, em comunicado à imprensa.
“É a razão pela qual estamos comprometidos em investir na construção de ferramentas de segurança disponíveis para os usuários, aproveitando a tecnologia e os recursos que visam ajudar os usuários a se protegerem dos perigos do mundo ao seu redor e a fazerem conexões mais seguras”, acrescentou Loomis.
Informações via Mashable
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários