Um dos principais obstáculos para a adoção em massa dos carros elétricos é o preço. No Brasil, para ter um EV 0 km na garagem é preciso gastar quase R$ 147 mil, uma quantia fora da realidade para o bolso da maioria da população. A BYD quer mudar o jogo lançando modelos como o Seagull, que custa o equivalente a um terço disso.
O hatch compacto da montadora chinesa possui 3,78 metros de comprimento — o mesmo que a primeira geração da Mercedes Classe A —, 1,54 m de altura e 1,72 m de largura. Já a distância entre eixos é de 2,5 metros.
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O desempenho não é o forte do modelo, o que faz sentido pelo valor mais em conta. Com preço de partida de RMB 60.000 (cerca de R$ 45,7 mil na cotação atual), seu motor gera 55 kW (ou 74 cavalos). O peso mais baixo na faixa de 1 tonelada, no entanto, deve compensar a falta de potência.
A bateria também deve oferecer apenas 30,7 kWh na versão mais básica do carro, menos que o BYD Dolphin. Como comparativo, o irmão mais velho, que chega ao Brasil renovado este ano, oferece uma bateria de 44,9 kWh e alcance de cerca de 300 km por carga. A boa notícia é que o Seagull é mais leve e não deve ficar atrás neste quesito.
Por enquanto, isso é tudo que foi revelado pelos registros do EV no Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT). O modelo deve estrear já nas próximas semanas no mercado chinês e, segundo o Autoevolution, será exportado para outros países em que a marca atua ao longo de 2023, ou seja, há uma grande chance do Seagull também desembarcar por aqui (resta saber por quanto).
Imagem principal: BYD/Divulgação
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Fonte: Olhar Digital
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