Astronautas de diversos países já participaram de missões espaciais, inclusive do Brasil. Até o momento, somente dois brasileiros já viajaram ao espaço. Em junho de 2022, o jovem Victor Correa Hespanha se tornou o segundo brasileiro a sair da órbita da Terra. Antes dele, o primeiro astronauta brasileiro foi Marcos Pontes.

Nas linhas a seguir, o Olhar Digital explica quem foi o primeiro astronauta brasileiro e conta detalhes sobre a missão espacial que levou o Brasil ao espaço.

A missão que levou o Brasil ao espaço

Em 29 de março de 2006, Marcos Pontes se tornou o primeiro astronauta brasileiro a chegar à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), por meio da Missão Centenário. Pontes fez parte da tripulação da nave russa Soyuz TMA-8, que contou com tripulantes de outras duas nacionalidades.

A nave da Missão Centenário decolou do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, com o então tenente-coronel Marcos Pontes, o astronauta estadunidense Jeffrey Williams e o comandante russo Pavel Vinogradov. Após chegarem à ISS, os astronautas passaram oito dias realizando experimentos científicos no espaço e orbitando a Terra 155 vezes.

Em 8 de abril de 2006, Pontes retornou à Terra a bordo da nave russa Soyuz TMA-7, que ainda contou com dois tripulantes da Expedição 12: Valery Tokarev, da Rússia; e William McArthur, dos EUA.

O nome da Missão Centenário fez referência ao aniversário de 100 anos do primeiro voo tripulado de uma aeronave: o 14 Bis. Em 1906, o brasileiro Alberto Santos Dumont se tornou a primeira pessoa a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina.

Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro

Marcos Pontes
Imagem: Arquivo pessoal – Instagram / Reprodução

Nascido em 11 de março de 1936, na cidade de Bauru, em São Paulo, Marcos Pontes é graduado em engenharia aeroespacial pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e tem bacharelado em tecnologia aeronáutica pela Academia da Força Aérea (AFA). O astronauta também é mestre em engenharia de sistemas pela Naval Postgraduate School, em Monterey, na Califórnia, EUA.

Em toda sua vida, Pontes acumulou mais de 2 mil horas em voos realizados em 25 naves diferentes. Essa experiência o levou a ser selecionado pela NASA, em 1998, para participar de um treinamento voltado para missões espaciais, financiado pelo Acordo Intergovernamental da Estação Espacial Internacional. O curso aconteceu no Centro Espacial Lyndon B. Johnson, localizado nos EUA.

Pontes se formou em dezembro de 2000 como parte do Grupo 17 de astronautas da NASA. A partir dessa data, Pontes se tornou habilitado para participar de missões espaciais.

Marcos Pontes na política

Primeiro astronauta brasileiro
Imagem: Marcos Pontes / Instagram

Em 2013, o engenheiro aeronáutico decidiu se filiar a um partido político para, segundo seu próprio site biográfico, “ajudar a mudar, de dentro para fora, o comportamento político no Brasil”. Pontes tentou um cargo de deputado federal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) em 2014, mas não conseguiu ser eleito.

Anos depois, em 2019, Pontes foi convidado para o cargo de Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações do governo de Jair Bolsonaro (PL). Em março de 2022, o astronauta deixou o posto no Ministério para se preparar para as eleições. Ele foi eleito como senador na cidade de São Paulo, pelo Partido Liberal (PL), com mais de 10 milhões de votos.

Imagem: Divulgação/NASA

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!