Marcado por repressão e fanatismo, o movimento Talibã retomou o controle do governo do Afeganistão a força em meados de 2021. Quase dois anos depois, o regime participou da apresentação oficial do Mada 9, o primeiro esportivo de origem 100% afegã.
Com cara de Bugatti por fora, lugar para duas pessoas e carroceria de fibra de vidro, a novidade é uma criação de uma pequena empresa local, a Entop.
Veja também:
O desenvolvimento do carro levou cinco anos e não tem nenhuma relação ou recebeu contribuição dos extremistas. Segundo a fabricante, 30 pessoas, incluindo engenheiros do Instituto Técnico Vocacional do Afeganistão, trabalharam diretamente no projeto, recorrendo até a métodos artesanais para reduzir custos.
É bem provável que o veículo não chegue a ser produzido em série, considerando as dificuldades técnicas e principalmente econômicas enfrentadas no país.
Esportivo com motor de Corolla
A mídia local revelou mais alguns detalhes sobre o protótipo do veículo. O motor, por exemplo, foi retirado de um Toyota Corolla. Apesar de não confirmar nenhum número oficial de desempenho, a fabricante diz que o motor original foi “tunado” para gerar mais potência. O plano é eventualmente adaptar o Mada 9 para rodar com um motor totalmente elétrico.
Ao revelar o carro na sede da empresa, o porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, disse que a novidade representa uma “honra para o país” e também reforça o comprometimento do grupo “com as ciências modernas”.
Um curto vídeo de apresentação foi compartilhado no Twitter nesta terça-feira (10) e mostra o esportivo de perto.
O CEO da Entop, Mohammad Riza Ahmadi, disse à TOLO News que o supercarro pode ajudar a melhorar a imagem do Afeganistão no cenário mundial. Apesar de a data de lançamento oficial ainda não ter sido revelada, Riza afirmou que o carro fará primeiro “uma jornada” no Afeganistão e “um dia” pode chegar em outros países.
Via: Times Now News
Imagem principal: Entop/Instagram/Reprodução
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários