A HBO Max aumentou o valor de sua assinatura nos Estados Unidos, antes do lançamento da série The Last of Us. Este é o primeiro aumento de preços do serviço de streaming desde sua chegada ao mercado americano em março de 2020.

A medida da companhia é imediata, com os novos valores valendo já a partir desta quinta-feira (12). A assinatura da HBO Max por lá passará de US$ 14,99 para US$ 15,99, um aumento de US$ 1. Os assinantes brasileiros não precisam se preocupar com esta subida nos preços. A assessoria do streaming confirmou com o Olhar Digital que a medida não afetará o mercado latino-americano. Portanto, por enquanto, a assinatura da HBO Max permanecerá com os mesmos valores atuais no Brasil.

“Esse aumento de preço de um dólar nos permitirá continuar investindo no fornecimento de uma programação ainda mais definidora de cultura e na melhoria da experiência do cliente para todos os usuários”, afirmou a empresa em comunicado.

O aumento de preço ocorre quando a Warner Bros. Discovery, formada pela aquisição da WarnerMedia pela Discovery em 2022, fez uma série de cortes de conteúdo com o objetivo de reduzir as despesas. Entre eles: a HBO Max eliminou vários títulos de filmes exclusivos e séries originais, e também cancelou a série Minx, original da HBO Max, e The Nevers, da HBO.

A HBO Max também removeu 256 curtas clássicos de Looney Tunes e três temporadas de Os Flintstones de seu catálogo. Além disso, no mês passado, a empresa anunciou planos para remover vários conteúdos da HBO Max, incluindo Westworld, com a finalidade de licenciá-los para terceiros.

A HBO Max foi lançada em maio de 2020 por US$ 14,99 por mês, quando fazia parte da WarnerMedia, de propriedade da AT&T. O preço do plano HBO Max suportado por anúncios (não disponível no Brasil), lançado por US$ 9,99 por mês em junho de 2021, permanece inalterado, confirmou um representante da WBD à Variety.

A Warner Bros. Discovery já havia sinalizado anteriormente que um aumento de preço da HBO Max estava chegando. Em novembro, JB Perrette, presidente e CEO de streaming e jogos globais, disse aos investidores que a empresa tinha uma “oportunidade” de aumentar o preço do nível sem anúncios do HBO Max. Em 2023, disse ele, “será três anos desde que os preços mudaram, o que achamos uma oportunidade, especialmente neste ambiente… Acreditamos que há realmente alguma vantagem de preço para nós no serviço sem anúncios [HBO Max] e provavelmente podemos nos mover para o norte de onde os preços estão hoje.”