A plataforma de publicação online Medium anunciou que está criando uma instância no Mastodon, rede social que ganhou popularidade após a aquisição do Twitter por Elon Musk. Na plataforma de código aberto do Fediverso, essa instância será o me.dm.

As questões envolvendo o lançamento da instância do Medium no Mastodon

Com isso, o Medium afirma que a novidade facilitará o encontro entre pessoas em tópicos que correspondam aos seus interesses no Mastodon. Apesar de oferecer um formato com textos mais longos, a plataforma acredita que também vale apenas operar em espaços com postagens mais curtas.

“Achamos que a missão do Medium – aprofundar a compreensão das pessoas sobre o mundo, ajudando a compartilhar as melhores ideias e as melhores informações – transcende os meios”, comunicou o CEO da empresa, Tony Stubblebine, em uma postagem na sua conta da plataforma.

Imagem: Reprodução/TechCrunch
Imagem: Reprodução/TechCrunch

Ironicamente, o Medium foi fundado por Evan “Ev” Williams, co-criador do Twitter, em agosto de 2012. Ev se afastou do comando da empresa no ano passado para se dedicar a um laboratório de pesquisas e segundo ele, “aprender tanto quanto possível coisas de que não sei muito a respeito”.

De acordo com o Stubblebine, atual CEO do Medium, o Mastodon é uma “uma força emergente para o bem na mídia social”. A declaração vem em meio às múltiplas decisões polêmicas de Elon Musk para o Twitter, desde o acordo oficializado entre a rede social e o empresário em outubro do ano passado.

O acesso dos usuários do Medium na instância do Mastodon será gradual. Após a entrada dos funcionários da plataforma e do próprio Stubblebine, autores e publicações serão convidados nessa sexta-feira (13) para fazer parte de um grupo inicial de testadores. Depois disso, todos os escritores e leitores serão convidados em um futuro próximo.

Informações via TechCrunch