A Toyota revelou recentemente dois exemplares de um verdadeiro clássico dos anos 1980, o Corolla GT-S, também conhecido pelo codinome AE86. A grande mudança fica por conta da propulsão. Um deles foi reconstruído com trem de força elétrico de picape, enquanto o outro ganhou um motor de combustão a hidrogênio — uma das apostas da marca japonesa para o futuro.

A novidade será destaque no Salão do Automóvel de Tóquio de 2023 e, segundo a fabricante, é uma demonstração de que os carros antigos poderão continuar vivos nas ruas mesmo com os padrões cada vez mais rígidos de emissões. 

Corolla movido a hidrogênio

O conceito AE86 H2, como o nome indica, usa um motor de combustão que queima hidrogênio no lugar da gasolina. O combustível fica armazenado em dois tanques de alta pressão no porta-malas.

A montadora afirma que as modificações, que incluem novos injetores de combustível, tubos de combustível e velas de ignição, “foram reduzidas ao mínimo” no processo de conversão, mantendo até a transmissão manual original do carro.

Toyota Corolla GT-S AE86 H2.
Imagem: Toyota/Divulgação

O segundo é o mais modesto AE86 BEV, que combina o mesmo motor elétrico usado na picape híbrida Toyota Tundra de 48 cavalos com a bateria de um híbrido plug-in Prius Prime.

Toyota Corolla GT-S AE86 BEV.
Imagem: Toyota/Divulgação

Para manter a sustentabilidade do projeto, os bancos e cintos de segurança também foram refeitos usando material reciclado, destaca a Toyota. Por enquanto, nenhum número de desempenho da dupla foi revelado. 

Toyota Corolla GT-S AE86 H2.
Interior do AE86 H2. Imagem: Toyota/Divulgação

No fim, esse tipo de projeto não é exatamente único. Quem também apostou no renascimento de um clássico movido a hidrogênio foi a sul-coreana Hyundai. A marca apresentou um conceito retrô no ano passado inspirado no estilo do Hyundai Pony Coupe de 1974.

O CEO da Toyota, Akio Toyoda, inclusive disse no evento que gostaria de apoiar iniciativas semelhantes no futuro.

“Há muitas pessoas que querem aproveitar a vida com os seus carros favoritos. Embora a tecnologia de conversão do AE86 ainda esteja em desenvolvimento, espero afastar o medo de que não conseguiremos dirigir nossos amados carros quando nos tornarmos neutros em carbono. Pelo contrário, existe um caminho que podemos seguir”.

Toyota AE86 H2. Imagem: Toyota/Divulgação

Na abertura do evento, o executivo disse ainda que vender apenas carros elétricos não será o suficiente para atingir a neutralidade de carbono até 2050, por isso a ideia de converter os carros a combustão nas ruas pode se tornar um aliado para reduzir as emissões.

Será que mais empresas vão abraçar a ideia? Saiba mais sobre a novidade da Toyota no vídeo abaixo.

Imagem principal: Toyota/Divulgação

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