Brendan Fraser, o favorito para levar o Oscar de Melhor Ator, ganhou o prêmio na mesma categoria no Critics Choice Awards por seu trabalho em A Baleia e coroou sua noite com um dos discursos mais emocionantes da noite.

Fraser começou a chorar quando seu nome foi anunciado como vencedor e quando subiu ao palco citou que Herman Melville “uma vez escreveu que existem apenas cinco críticos na América, o resto está dormindo”. Embora o ator tenha dito que não sabia exatamente o que isso significava, ele disse que estava “feliz [que os críticos] acordaram para mim”.

Ele continuou: “Este filme, A Baleia, é sobre amor, é sobre redenção. É sobre encontrar a luz em um lugar escuro e tenho muita sorte de ter trabalhado com um conjunto que é incrível.” Fraser reconheceu seus colegas de elenco nomeando Hong Chau, dizendo que eles “deveriam ter seu próprio filme baseado em todos os personagens que ela já interpretou”.

Sadie Sink também recebeu uma apreciação, com o ator observando que ela é “incrível”. Fraser chamou Sam Hunter de seu “farol” e disse que Ty Simpkins “ganhava a bola do jogo todos os dias”.

Brendan Fraser ainda adicionou: “Darren Aronofsky, eu estava no deserto e provavelmente deveria ter deixado um rastro de migalhas de pão, mas você me encontrou. E como todos os melhores diretores, você apenas me mostrou para onde ir para chegar onde eu precisava estar.”

O ator favorito ao Oscar encerrou seu discurso compartilhando uma mensagem poderosa dizendo: “Se você, como um cara como Charlie, que interpretei neste filme, de alguma forma, luta contra a obesidade ou apenas sente que está em um mar escuro. Eu quero que você saiba que se você também pode ter força para apenas se levantar e ir para a luz. Coisas boas vão acontecer.”

” width=”500″ height=”281″ src=”https://www.youtube.com/embed/CPMqpPCnpIQ?feature=oembed” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share” allowfullscreen]

Quando o ator foi para os bastidores, disse que o prêmio significava “mais do que sei dizer com palavras”, acrescentando que fazer o filme foi “um ato de fé. Todos nós abordamos esta peça como se fosse a primeira e a última vez que teríamos a chance de fazer esse tipo de trabalho… Acho que este filme pode ajudar a fazer muito bem.”

No filme em questão, dirigido por Darren Aronofsky, Brendan Fraser interpreta Charlie, um professor de 270 kg, que não consegue sair do sofá, e repleto de problemas emocionais.

A Baleia chega aos cinemas brasileiros em 23 de fevereiro.