A Dell e a NVIDIA revelaram sua maior colaboração em Inteligência Artificial (IA), com o lançamento de um número recorde de sistemas Dell acelerados pela NVIDIA.
Os 15 novos sistemas Dell PowerEdge acelerados pela NVIDIA aproveitam o pacote completo de IA da empresa, incluindo GPUs, DPUs e o pacote de softwares NVIDIA AI Enterprise. Esse pacote oferece às empresas a base necessária para uma ampla variedade de aplicações de IA, incluindo reconhecimento de fala, cibersegurança, sistemas de recomendação e um número crescente de serviços inovadores baseados em linguagem.
A notícia foi divulgada no evento PowerEdge.Next da Dell, onde o fundador e CEO da NVIDIA, Jensen Huang juntou-se ao fundador e CEO da Dell Technologies, Michael Dell, em uma conversa comentando como eles comemoraram 25 anos de história de colaboração. Os dois CEOs analisaram desafios empresariais através das lentes da IA.
“À medida que a quantidade de dados no mundo se expande, a maior parte da capacidade da tecnologia da informação fica a serviço da inteligência de máquina”, diz o CEO da Dell, Michael Dell. “Construir sistemas que priorizam a IA é uma grande oportunidade para a Dell e a NVIDIA colaborarem.”
“A IA tem o poder de transformar todas as empresas acelerando a automação em todos os setores”, conta o fundador e CEO da NVIDIA, Jensen Huang. “Em parceria com a Dell, conseguimos alcançar empresas no mundo todo com uma poderosa plataforma de computação de IA com eficiência energética que impulsionará o coeficiente de investibilidade (IQ – Investability Quotient) das empresas modernas.”
IA com eficiência energética
Um destaque importante no novo portfólio de servidores é o primeiro sistema com unidades de processamento de dados NVIDIA BlueField-2. As DPUs NVIDIA BlueField podem descarregar, acelerar e isolar os stacks de sistemas operacionais e de rede do data center, o que significa uma redução no uso de energia em cerca de 25%, potencialmente economizando milhões de dólares em contas de energia.
Além disso, os sistemas com GPUs NVIDIA H100 mostraram que podem processar dados 25 vezes mais eficientemente para implantar diversos modelos de IA em produção, e que os servidores tem um consumo de energia até 300 vezes mais eficiente para executar inferências em grandes modelos de linguagem (aqueles que excedem 500 bilhões de parâmetros) quando comparados aos servidores não acelerados da geração anterior.
“Essa parceria com a Dell permite que muitas empresas tenham a possibilidade de utilizar esses sistemas, além de uma variedade de aplicações de IA. Isso contribui para a implantação de soluções com mais eficiência e rapidez, melhorando os processos de trabalho”, afirma Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.
Desenvolvido priorizando a IA
Para ajudar os clientes a acelerar seus projetos de IA, os servidores Dell PowerEdge acelerados com GPUs NVIDIA H100 vêm com uma licença para o software NVIDIA AI Enterprise. Um pacote completo, seguro e nativo do cloud de software de IA, o NVIDIA AI Enterprise, simplifica o desenvolvimento e a implantação de AI preditiva e inclui suporte empresarial global para vários workloads específicos do domínio e do setor.
O pacote inclui mais de 50 frameworks e modelos pré-treinados, bem como um conjunto de workflows de IA, o que pode ajudar as empresas a acelerar a implantação e reduzir os custos da IA pronta para produção.
As empresas podem experimentar imediatamente o NVIDIA AI Enterprise em dezenas de laboratórios práticos gratuitamente no NVIDIA LaunchPad com novos workflows de laboratórios de IA que devem ser lançados nos próximos dias.
Fonte: Olhar Digital
Comentários