Nova temporada, novo clube, um ano mais velho e mais artilheiro. O tempo parece fazer bem para Ciel, veterano atacante que veste neste início de 2023 a camisa do Ferroviário, por quem estreou no Campeonato Cearense com um hat-trick, aos 40 anos e 9 meses de idade.
Os três gols de Ciel foram marcados no confronto que encerrou a primeira rodada do estadual, entre Ferroviário e Barbalha. O Ferrão saiu vitorioso por 4 a 0, em goleada que começou cedo: o primeiro gol de Ciel foi logo aos 9 minutos de jogo, de pé esquerdo. O experiente atacante ainda mostrou versatilidade, ao balançar a rede depois de pênalti, cobrado de pé direito, e de cabeça. Contra o mesmo Barbalha, em 2021, Ciel havia marcado quatro gols, mas à época ainda não havia sido o mais velho a fazer um hat-trick.
Agora, ao fazer três gols com 40 anos e 9 meses de idade, Ciel rouba agora o posto de Iarley como jogador mais velho a conseguir o feito desde 2010. Famoso pelas passagens por Internacional, Paysandu, Boca Juniors e Corinthians, Iarley marcou um hat-trick no Campeonato Cearense de 2014, curiosamente quando também vestia a camisa do Ferroviário, aos 39 anos e 9 meses de idade.
Quem completa o pódio entre os mais velhos a marcar um hat-trick no Campeonato Cearense é Magno Alves. O Magnata, em 2014, fez três gols numa goleada do Ceará sobre o Guarany de Sobral, por 5 a 2, quando tinha 38 anos e 3 meses de vida. O marco temporal de 2010 representa desde quando oGol possui todas as fichas completas dos jogos disputados no estadual.
O faro artilherio de Ciel não é uma novidade no futebol cearense, apesar dele ter surgido já na reta final da carreira do jogador. Ciel tem números impressionantes desde 2019, quando trocou o ASA para jogar pelo modesto Caucaia.
No Caucaia, Ciel estreou na segunda divisão do Campeonato Cearense e disputou também a Copa Fares Lopes em seu primeiro ano, em que conseguiu marcar 20 gols em 23 jogos. O bom desempenho o levou a intensificar a marca de “andarilho da bola”. Em 2020 o goleador marcou 20 gols, entre passagens por Guarany de Sobral, Salgueiro e mais uma vez Caucaia. No ano seguinte, em 2021, o atacante chegou a disputar o posto de artilheiro do Brasil em dado momento, e fez 23 gols na temporada.
Em duas oportunidades, Ciel esteve na briga pelo prêmio de artilheiro do campeonato estadual, mas não conseguiu. Em 2021 ele abandonou a disputa precocemente e o reconhecimento ficou com Olávio.
Na última temporada, Ciel passou longe do Ceará. O jogador acrescentou Minas Gerais no seu extenso currículo, que passa também por Pernambuco, Rio de Janeiro (Fluminense), Rio Grande do Norte, Alagoas, Maranhão, Coreia do Sul, Portugal e Emirados Árabes. Pelo Tombense, o atacante fez 18 gols em 2022 e foi o principal artilheiro do clube, que disputou a Série B e o Campeonato Mineiro.
Fonte: Ogol
Comentários