A Inglaterra proibiu que estabelecimentos ofereçam ou comprem plásticos descartáveis a partir de outubro de 2023. O Departamento do Meio Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais do Reino Unido informou no último sábado (14) que o objetivo da lei é fazer com que os fabricantes de plástico atinjam padrões de reciclagem mais elevados.

A proibição abrangerá bandejas descartáveis ​​e certos tipos de copos de poliestireno e recipientes para alimentos, mas isentará pratos, bandejas e tigelas incluídas nas refeições prontas usadas em supermercados. De acordo com o ministério do meio ambiente, o país usa cerca de 2,7 bilhões de talheres de plástico descartáveis e apenas cerca de 10% destes utensílios são reutilizados.

O departamento disse que 95% das pessoas consultadas antes do anúncio eram a favor de uma proibição. “Ouvimos o público e essas novas proibições de plásticos de uso único continuarão nosso trabalho vital para proteger o meio ambiente para as gerações futuras”, disse a secretária do Meio Ambiente, Thérèse Coffey, de acordo com o Engadget.

Esta não é a primeira lei relacionada a plástico no país, a Inglaterra também restringe a venda de canudos e cotonetes. Além disso, o ministério do meio ambiente está considerando medidas que visam outros itens de plástico problemáticos, ou seja, o governo também poderia proibir lenços umedecidos, filtros de tabaco e exigir rótulos de embalagens projetados para mostrar aos consumidores como descartar esses itens corretamente.

Imagem: Kwangmoozaa – Shutterstock

A proibição de pratos e talheres descartáveis é um esforço mundial para diminuir o uso de plásticos. Em março de 2022, as Nações Unidas começaram a trabalhar no primeiro tratado global de poluição plástica, mas o acordo só será finalizado em 2024.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!