Colocar o travesseiro no sol para matar ácaros e fungos já é, podemos dizer, uma tradição passada de geração a geração — provavelmente você se lembra da primeira vez que sua mãe ou alguém te ensinou a tática de limpeza. Contudo, de acordo com a Dra. Ana Caroline Dela Bianca, especialista da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), a reação da prática, feita da forma errada, pode ter o resultado totalmente contrário, com um aumento dos microrganismos.
“No caso dos travesseiros, os ácaros e micro-organismos se localizam internamente e não na superfície. Se o travesseiro for exposto ao sol, ocorre um aquecimento no seu interior, que normalmente é úmido, repleto de resíduos de pele, e que serve de alimento para os ácaros. A elevação de temperatura favorece o aumento da proliferação de ácaros, além de fungos e bactérias. Por isso, o ideal é sempre arejar e ventilar o travesseiro, protegido por uma fronha, sempre com luz indireta”, explica.
Os ácaros domésticos são os responsáveis por causar diversas doenças alérgicas como rinite, asma, conjuntivite alérgicas e dermatite atópica. Eles sobrevivem em colchões, tapetes, almofadas, sofás, pelúcia e roupas de cama, de preferência em ambientes úmidos. Alimentam-se da descamação da pele humana e de animais e são capazes de se reproduzirem rapidamente quando encontram condições favoráveis.
“Após dois anos de uso, 10 a 25% do peso de um travesseiro pode ser formado por ácaros e células mortas da pele. Além disso, os excrementos dos ácaros e os ácaros mortos se dispersam em poeira fina, o que pode ser facilmente inalado e causar alergias.”
Abaixo, a especialista passou algumas dicas para prevenir ácaros e as alergias causadas por eles:
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários