O Google divulgou a primeira atualização da distribuição das diferentes versões do Android entre os dispositivos usados pelo planeta em mais de cinco meses, e os novos números indicam que o Android 13 está em apenas 5% dos aparelhos.
Os dados foram divulgados pelo Android Studio, que tinha atualizado pela última vez o ranking do sistema operacional em agosto de 2022, dias antes do Android 13 começar a ser distribuído para usuários.
Como acontece desde sempre com as atualizações do sistema móvel, são poucos os usuários que têm acesso à versão mais recente do Android.
O mais usado no momento é o Android 11, presente em 24,4% dos aparelhos, seguido pelo Android 10, usado em 19,5% dos dispositivos. O Android 12, lançado inicialmente em 2021, está em 18,9% dos smartphones e tablets.
Confira o ranking completo do uso do Android em janeiro de 2023:
Fragmentação é um problema antigo no Android
O Android é desenvolvido pelo Google, mas cada fabricante tem o seu tempo na hora de disponibilizar atualizações para usuários. Como consequência, muitos dispositivos demoram para receber o update – se é que recebem. Esse é um problema que atinge a plataforma do Google desde que ela foi lançada.
Atualmente, além dos celulares Pixel que são sempre os primeiros a receberem novas versões do Android, os dispositivos da Samsung são os mais rapidamente atualizados – e a fabricante coreana promete acelerar os updates no futuro.
Em 2022, usuários do Galaxy S22 receberam a One UI 5 (interface gráfica da Samsung baseada no Android 13) poucas semanas após os smartphones Pixel – no Brasil, o update chegou em novembro e, até agora, mais de
40 aparelhos já foram atualizados.
Via 9to5Google
Fonte: Olhar Digital
Comentários