Aparentemente a Apple quer entrar ainda mais no mercado de casa conectada, entregando um dispositivo para controle destes gadgets. A informação vem direto do quase sempre certo Mark Gurman, em um texto para a Bloomberg, onde o jornalista diz que este aparelho será uma central de controle e com o visual já conhecido do iPad.

Existem algumas plataformas de casa conectada, especialmente conhecidas com soluções da Apple, Samsung, Google e Amazon. As duas últimas praticamente dominam o mercado e oferecem telas inteligentes para controle de lâmpadas, cortinas, cafeteiras e todo tipo de cacareco conectado – a Samsung até faz isso, se você pensar nas TVs com acesso ao SmartThings.

Leia mais:

Agora, parece que a Apple deve seguir esta tendência de telas inteligentes. É o que acredita Mark Gurman, dizendo que ela seria baseada em uma versão muito simples do iPad. É mais ou menos como funciona o HomePod, que tem em seu coração o mesmo chip utilizado pela empresa da maçã no Apple Watch, só que sem a bateria como preocupação constante.

Apple pode ter um Echo Show 15

Além deste iPad para controlar a casa conectada, Gurman diz ter escutado de fontes anônimas que a Apple quer outro produto para a mesma coisa, mas com tela maior. O jornalista não discorre sobre este segundo, mas eu imagino algo muito próximo ao que a Amazon fez com o Echo Show 15 – que pode servir para a mesma ideia da Apple, além de ser uma TV com Fire TV em moldura de quadro.

Echo Show 15 (Imagem: divulgação/Amazon)
Echo Show 15 da Amazon (Imagem: divulgação/Amazon)

O Google não é tão ligado nesta ideia de grandes telas controlando casa conectada, mas tem sua solução semelhante no Nest Hub, que nunca foi lançado no Brasil. O curioso é que o iPad já pode ser utilizado para este objetivo, pois ele pode facilmente receber apps para controle de casa conectada, ou então utilizar o programa Casa da Apple para a mesma coisa.

A diferença está na bateria: enquanto o iPad, ou mesmo o iPhone, depende de bateria para conversar com lâmpadas, câmeras, cortinas, cafeteiras, condicionadores de ar e todo tipo de produto conectado, um dispositivo plugado na tomada para o mesmo uso faz isso sem pensar em gastar menos energia – e pode ser controlado por voz.

App Casa (Imagem: divulgação/Apple)
App Casa (Imagem: divulgação/Apple)

Por fim, Gurman escutou que a Apple já conversou sobre o desenvolvimento de um produto que serviria para unir o Apple TV, um HomePod e também câmera para o FaceTime. “O dispositivo foi inicialmente planejado para ser lançado neste ano, mas o tempo passou. Da mesma forma, os monitores inteligentes tiveram seus cronogramas de desenvolvimento atrasados e provavelmente serão lançados até o ano que vem”, diz o jornalista.