Em resposta a uma publicação no perfil oficial dos Proprietários de Carros Tesla do Vale do Silício no Twitter, que questionou quantos megafoguetes Starship a SpaceX pretende construir este ano, o fundador e CEO da empresa, Elon Musk, disse que a estimativa é de cinco pilhas completas.
Isso significa cinco exemplares do propulsor de primeiro estágio Super Heavy mais cinco espaçonaves autônomas de segundo estágio Starship.
Segundo o site Teslarati, a SpaceX passou todo o ano de 2022 focada em concluir e testar os protótipos S24 (da nave autônoma Starship) e B7 (do booster Super Heavy) – ambos destinados a compor o conjunto que será usado no primeiro lançamento orbital do supercomplexo veicular Starship.
Para 2023, no entanto, os planos envolvem acelerar o ritmo de produção da Starfactory (a fábrica da Starship que fica nas instalações da SpaceX em Boca Chica, no Texas).
Incertezas na produção da Starship
Além de concluir o Booster 7, no ano passado a empresa construiu o Booster 8, o Booster 9 e a maior parte do Booster 10. Logo nos primeiros testes, o protótipo B8 já foi descartado. Com algumas mudanças significativas no design, o B9 foi submetido a determinados testes de prova e retornou à fábrica no início de janeiro – provavelmente para a instalação dos motores Raptor.
Nada se sabe sobre o destino do B10, mas ele é um excelente exemplo de quão rápido a SpaceX consegue construir um hardware massivo da Starship quando as condições são favoráveis.
A empresa começou a empilhar o protótipo no fim de outubro passado. Apenas três meses depois, o veículo está a poucos metros de distância da altura total.
No mesmo período, a SpaceX terminou e imediatamente descartou a Starship S22, concluiu e começou a testar a S24 e a S25 e acabou de empilhar a S26.
Foram produzidas duas pilhas completas Starship em 2022, com uma terceira (S26 / B10) provavelmente também concluída, mas um destino incerto, no início de 2023.
Ou seja, entregar cinco pilhas completas este ano seria uma grande melhoria no ritmo. No entanto, como foi o caso em 2022, a produção de maior volume continuará a ser uma proposta arriscada até que os projetos dos veículos que estão sendo construídos tenham sido totalmente qualificados.
A produção de foguetes Starship tem muitas incertezas próprias, e todas elas são potencializadas por não saber se um propulsor Super Heavy estará disponível para lançar cada nova nave em tempo hábil.
Após um longo e cansativo processo, a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA concluiu uma revisão ambiental da Starbase (base de lançamento da SpaceX), permitindo um máximo de cinco lançamentos orbitais (full-stack) Starship por ano.
Existe também uma plataforma de lançamento da Starship em construção em Cabo Canaveral, na Flórida, mas é improvável que ela seja liberada para lançamentos orbitais até que a Starship tenha provado ser moderadamente segura no sul do Texas, o que poderia facilmente levar de 12 a 18 meses, ou até mais.
Fonte: Olhar Digital
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