Em resposta a uma publicação no perfil oficial dos Proprietários de Carros Tesla do Vale do Silício no Twitter, que questionou quantos megafoguetes Starship a SpaceX pretende construir este ano, o fundador e CEO da empresa, Elon Musk, disse que a estimativa é de cinco pilhas completas.

Isso significa cinco exemplares do propulsor de primeiro estágio Super Heavy mais cinco espaçonaves autônomas de segundo estágio Starship.  

Segundo o site Teslarati, a SpaceX passou todo o ano de 2022 focada em concluir e testar os protótipos S24 (da nave autônoma Starship) e B7 (do booster Super Heavy) – ambos destinados a compor o conjunto que será usado no primeiro lançamento orbital do supercomplexo veicular Starship.

Para 2023, no entanto, os planos envolvem acelerar o ritmo de produção da Starfactory (a fábrica da Starship que fica nas instalações da SpaceX em Boca Chica, no Texas).

Representação artística do complexo veicular Starship completo, que soma 120 metros de altura, sendo o mais alto foguete já construído. Imagem: SpaceX

Incertezas na produção da Starship

Além de concluir o Booster 7, no ano passado a empresa  construiu o Booster 8, o Booster 9 e a maior parte do Booster 10. Logo nos primeiros testes, o protótipo B8 já foi descartado. Com algumas mudanças significativas no design, o B9 foi submetido a determinados testes de prova e retornou à fábrica no início de janeiro – provavelmente para a instalação dos motores Raptor. 

Nada se sabe sobre o destino do B10, mas ele é um excelente exemplo de quão rápido a SpaceX consegue construir um hardware massivo da Starship quando as condições são favoráveis. 

A empresa começou a empilhar o protótipo no fim de outubro passado. Apenas três meses depois, o veículo está a poucos metros de distância da altura total.

No mesmo período, a SpaceX terminou e imediatamente descartou a Starship S22, concluiu e começou a testar a S24 e a S25 e acabou de empilhar a S26. 

Foram produzidas duas pilhas completas Starship em 2022, com uma terceira (S26 / B10) provavelmente também concluída, mas um destino incerto, no início de 2023. 

Ou seja, entregar cinco pilhas completas este ano seria uma grande melhoria no ritmo. No entanto, como foi o caso em 2022, a produção de maior volume continuará a ser uma proposta arriscada até que os projetos dos veículos que estão sendo construídos tenham sido totalmente qualificados.

A produção de foguetes Starship tem muitas incertezas próprias, e todas elas são potencializadas por não saber se um propulsor Super Heavy estará disponível para lançar cada nova nave em tempo hábil.

Após um longo e cansativo processo, a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA concluiu uma revisão ambiental da Starbase (base de lançamento da SpaceX), permitindo um máximo de cinco lançamentos orbitais (full-stack) Starship por ano. 

Existe também uma plataforma de lançamento da Starship em construção em Cabo Canaveral, na Flórida, mas é improvável que ela seja liberada para lançamentos orbitais até que a Starship tenha provado ser moderadamente segura no sul do Texas, o que poderia facilmente levar de 12 a 18 meses, ou até mais.